quinta-feira, 31 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 5ª manga (cancelada)




Depois de uma noite de chuva e trovoada, o dia amanheceu bem mais calmo.
Subimos à descolagem e foi traçada uma manga de 50km. Esperámos que o tecto subisse acima da descolagem, e a abertura da janela - para início das descolagens - foi marcada pras 13h. No entanto, dois minutos antes das 13h foi adiada a decisão de lançamento da manga, uma vez que chuvia já em algumas partes da rota, e pouco depois, no vale que vai de Castelo à descolagem.
Não demorou muito até o director de prova dar o dia por CANCELADO, e voltar a chover e trovejar na zona. Aproveitámos para visitar e almoçar numa cachoeira próxima :)

Faltam 2 dias para o final do campeonato, e esperamos fazer, pelo menos, mais uma manga!

Stay tuned!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 4ª manga





A previsão para hoje era de chuva, felizmente, não passou mesmo de uma previsão e deu um belo dia de voo. Muitos cumulos desde manhã cedo, e manga traçada: 70km. O tecto não estava muito alto - a rondar os 1200m, embora, antes do start fosse possível aproveitar a parede da nuvem e subir mais uma centena de metros. Start Out 24km da 1ª baliza, às 12:45, Serginho e Frank a puxar o primeiro glide seguidos de perto pelo resto da malta. Na passagem de uma crista ainda a uns 15kms da baliza, o pelotão dividiu-se: Samuka, Ceceu e mais 2 pilotos pela direita, sobre uma zona de colinas com pedreiras, eu e Serginho atacámos um paredão de pedra numa crista seguinte e o Frank jogou pela esquerda, levando parte do pelotão atrás dele. Quem ganhou o prémio de decisão do dia, foi Samuka e Ceceu, que conseguiram rentabilizar a rota de uma forma incrível, e só voltaram a ser vistos já na chegada à ultima baliza!!
Tanto eu como o Serginho ficámos bem baixos e perdemos uns 12 minutos pra conseguir seguir caminho. Pouco depois juntei-me ao Frank, Kotoko, Márcio Pinto e mais alguns e passámos a voar juntos. Feita a 1ª baliza, a rota era pelo flat. Tudo azul embora houvessem já alguns pilotos a marcar zonas de subida uns kms à frente. "Apanhámos os gajos" e aumentámos o grupo. Fica muito mais fácil quando somos muitos e a condição está fraca :) Fraca mas consistente, e de novo, quem não teve paciência foi pro chão mais cedo. Já depois da 2ª baliza feita, pensei que ninguém se safasse, ficámos todos muito baixos e a térmica não passava do +0.5, +1. Lá se organizou e toca de subir o máximo.
Entretanto já víamos o Samuka, Ceceu e o Clayton ao longe, a sobreviver perto da ultima baliza. Juntámo-nos a eles, mas bem mais altos, picámos a ultima baliza e, de novo, a dança da paciência, a subir o máximo pro ataque final. Fomo-nos aproximando pouco a pouco do golo, aproveitando tudo o que subia. O Vermelho foi o primeiro a atacar - disse-me ele que saiu com o gps a dar-lhe uma altitude de chegada sobre o golo de -160m!! Preferi não arriscar e manter-me bem alto, a controlar o grupo. A uns 9km do golo atacámos todos. Acelerador a 60-70% e foi limpinho até ao golo. Entrei em 2º a uns 2min do Vermelho. Kotoko, Márcio Pinto uns 20s depois de mim. O Clayton chegou logo de seguida, embora tenha saído muito mais baixo que o grupo onde eu estava - na classificação do dia fica em 2º devido aos pontos de liderança. Samuka e Ceceu ficaram a uns 2kms do golo, e o Frank, que até agora liderava o campeonato, ficou a 3kms do final.

Parabéns ao Vermelho, foi um golo bem merecido!!

Resultado do dia aqui

Classificação Geral aqui

tracklog do voo aqui


terça-feira, 29 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 3ª manga




Hoje o dia apresentou-se bem mais coberto - por cirros - que nos dias anteriores. As expectativas eram para um dia fraco de voo, e muitos pilotos foram pro ar com menos lastro do que o habitual. Quem não o fez, tratou de abrir a torneirinha logo após a descolagem...
O comité de pilotos traçou uma manga de 49km, quase toda apoiada na montanha, para garantir o dia. O start foi marcado prás 12:30, mas devido às fracas condições térmicas, adiaram meia hora. Quando faltavam 30min pro start, apenas uns 10% dos pilotos estavam no ar. Parecia que ninguém acreditava que iria ser possível fazer a prova! Lá descolámos, todos, e à hora do start estavamos à volta dos ~1200m.
Início da corrida com Frank a liderar mas seguido de perto pelo pelotão. Start e baliza no vale em frente à descolagem, uma ida e volta de 5km, e encostar logo na parede ao lado da descolagem, pra subir. Demorou um pouquinho mas subiu-se bem. 2ª baliza na descolagem e subir de novo na mesma parede. A térmica de serviço estava a funcionar bem. Fomos à nuvem e saí eu na frente. Acelerador nos pés (a 20%) e olho no vario a escolher a melhor linha. Cheguei na baliza com o Mega (que ontem ganhou a manga) ao meu lado, e o pelotão uns 50m logo atrás. Vimos um Urubu a marcar uma termiquinha na baliza e não houve dúvidas, baliza feita e toca de subir. O pelotão entrou mais baixo que nós.
Volto a tomar iniciativa no regresso à descolagem, uma perna de cerca de 10km. Encontro uma boa térmica que me deixa por cima de quem me seguia, faço uma deriva pra uns rochedos e ganho um avanço de uns 300m verticais ao resto do grupo. Siga pra descolagem (3ª baliza) e directo pra térmica de serviço no paredão que tinha um belo cumulo a formar-se por cima. Foi sem espinhas até à nuvem. Faltava uma baliza em Castelo (a 11km) e depois mais 6km pro golo (no vale que separa a descolagem de Castelo). Olhei pra baixo e vi o grupo todo na térmica a começar a subir. O Mega era o mais próximo mas mesmo assim teria de esperar pelo menos 1min pra que ele chegasse à base da nuvem, onde eu já estava. Ainda dei 2 enroladelas a subir na parede da nuvem - o tempo suficiente pra decidir se esperava ou arriscava sozinho - arrisquei e ataquei, a solo.
Tentei escolher a melhor linha sobre o vale, e aproximar-me da rota que tomámos das ultimas vezes que fizemos esta perna a Castelo. Atravessei o vale na esperança de subir nos sotaventos das cristas, do outro lado do vale, viradinhos ao sol. Quando lá cheguei, nada, olhei pra trás e vi que o Mega e Kotoko tinham tomado uma outra rota, directos à baliza... F#%#$%!!
Fui andando, de crista em crista e nada. O grupo aproximava-se, e os líderes já estavam por cima da baliza e a subir. Começo a arriscar fazer a baliza sem subir. Entretanto aproximam-se alguns pilotos e torna-se "um pouco mais seguro" ir à baliza e voltar pra subir. Assim o fiz. Quando voltei não consegui subir mais que uns 300 metros. O FLYMASTER dizia-me que não chegava ao golo - precisava de 450m!! olhólhólhó....
Engrenei uma abaixo e mudei o chip pra modo de sobrevivência... TOTAL. Passei de uma crista pra outra, em direcção ao golo, mas cada vez mais baixo. Vejo o Márcio Pinto e Ceceu a sobreviverem ainda mais baixos que eu, mas a aguentarem-se numa bolhinha mais no meio do vale. Fui ter com eles e já eramos 3, ritmo cardíaco devia estar a 180bpm. Parecia impossível chegar ao golo, embora só faltassem uns 4km. Fomos derivando e aguentando. Não devíamos estar a mais de 100m pro solo. Os Urubus só nos davam "a definição de bolhinha" e alguns bluffs... O FLYMASTER dava-me a chegada a variar entreo -5m e os 10m sobre o golo... lá vai ter de ser. Saiu o Ceceu, seguido por mim e o Márcio logo atrás. Conseguimos fazer o golo, mas devemos ter perdido umas 3 vidas nesta ultima transição :D
Como se diz na gíria parapentística: Foi um frango bem virado!
Ganhou o dia Felipe "Mega" Marques seguido de Kotoko e Frank Brown. Eu entrei uns 15min atrás. Vamos esperar pla classificação e ver que mudanças há.

tracklog do voo de hoje aqui

resultados do dia aqui

classificação geral aqui


Stay tuned!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 2ª manga




Manga de 58km. Condição melhor que ontem a permitir um andamento bem mais rápido. O start abriu às 12:30, com um raio de 16km pra 1ª baliza. Tecto a 1600m, com bons cumulozinhos na zona montanhosa.
Praticamente todos os pilotos seguiram pela crista da montanha pois era garantidinha a subida com nuvens a marcar as térmicas e o caminho. Eu não fiz um bom start mas depressa me juntei aos 2 fugitivos iniciais e passei a fazer parte do grupo da frente. Depois de feita a 1ª baliza foi voltar pela mesma crista em direcção à 2ª baliza, a 21kms. Ficámos baixos e a precisar de subir mas deu para ganhar algum tempo fazendo parte do percurso num termo-dinâmico sem parar pra enrolar. O 2º grupo, que chegou mais alto a esta 1ª baliza passou a liderar a prova. Finalmente encontrámos uma boa térmica que bos encostou à nuvem e tomando uma decisão diferente do grupo da frente, abrimos caminho mais afastados da montanha, numa rota mais curta pra baliza. Encontrámo-nos todos à mesma altura na travessia do vale, já em frente à descolagem. Haviam 2 pilotos isolados na frente mas muito baixos, e acabaram por aterrar pouco depois da 2ª baliza, entre eles estava Vermelho, que ontem ficou em 3º.
Aqui, tivémos de mudar o andamento para garantir a chegada à 2ª e 3ª baliza pois não haviam nuvens nesta zona e ninguém queria arriscar ficar baixo com um pelotão de uns 15 bons pilotos. Da 3ª baliza pro golo eram só 8kms, mas com vento contra, embora fraco. O "Mega" que até aí tinha estado sempre na liderança, ficou um pouco mais tempo numa térmica que lhe estava a render +2,5 e fez a jogada do dia, atacou directo a ultima baliza e seguiu pro golo sem parar pra enrolar. O resto do grupo ficou baixo (abaixo da ultima crista, em sotavento) antes do golo, e perdemos algum tempo a conseguir garantir altura suficiente pra chegar à meta. Eu tive um fecho que me engravatou a asa na ultima voltinha da térmica, exactamente quando todos estavam a largar a térmica pro glide final, e acabei por perder perto de 1min pra conseguir resolver. Entrei na cauda do 1º grupo e é provável que desça alguns lugares. Pode ser que os pontos de liderança me ajudem um pouco.

classificação da 2ª manga aqui

classificação geral: 1º Frank, 2º Samuka, 3º Alfio e eu 4º! detalhada aqui

voo de hoje aqui

Mais fotos de hoje aqui

Stay tuned!

domingo, 27 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 1ª manga





O comité de pilotos delineou uma manga de 72km. Com Start Out 16km da 1ª baliza, junto à povoação de Castelo, sair num misto de flat e pequenas colinas cerca de 20km para a 2ª baliza, e retornar para o golo, em direcção à descolagem, com a ultima perna a valer 30km.
O andamento foi bastante lento até à primeira baliza com poucos pilotos a quererem arriscar no azul. Depois da 1ª baliza feita, em Castelo, Frank Brown e Serginho tomaram a dianteira da corrida seguidos de perto pelo pelotão, onde eu me encontrava. Haviam boas linhas a compensar a térmica fraca, ainda que consistente. Na chegada à 2ª baliza os dois fugitivos levavam cerca de 6km de avanço pro pelotão, mas o dia estava a morrer e o andamento passou a modo de sobrevivência. Faltavam os tais 30kms pro golo e o vento, ~10kmh, tinha uma componente de frente.
Conseguimos safar-nos nos sotaventos viradinhos ao sol e apanhar o Frank e o Serginho. Em cada transição havia sempre alguém que acabava aterrado. Sobrevivência total. Ultima "térmica", mais termo-dinâmico que outra coisa, num cabeçozito antes da travessia de um grande vale que nos separava de Castelo. Já só eramos uns 7. Arriscam os 2 primeiros... aterrados no vale. Nós continuámos a tentar subir o máximo (pouco mais de 90m), como ninguém arriscou sair, acabámos por perder quase tudo e voltar ao início. Subimos 70, 80, 90m e "vamos lá ver quem tem a asa com melhor planeio". Quase toda a gente a largar lastro pro boianço final. Eu não, que o meu saco de lastro não tem torneira :) Aterra um, dois, 3, chegou a minha hora. Aterrei a uns 7,6km do golo e não vi ninguém pra frente.
Já sairam os resultados: 1º Frank Brown 914pts, 2º Cláudio Virgílio 913pts, 3º Vermelho, Samuka e Kitoko 911pts. Tudo em aberto pra 2ª manga! ;)

voo de hoje aqui
resultados aqui

Stay tuned

sábado, 26 de março de 2011

Brasileiro ´11 - dia oficial de treinos







Hoje o dia esteve um pouco melhor que ontem. Embora o vale continue muito húmido, devido às chuvas que caíram nas ultimas semanas, e não funcione muito bem, os paredões de pedra tomam o lugar de "elevadores de serviço" e levam-nos até à base da nuvem (hoje a rondar os 1500m).
Fiz uma ida e volta com o team da SOL Samuka, Vermelho e Andre em direcção a Cachoeiro de Itapemirim pra explorar a montanha a Sul da descolagem. Térmiquinha consistente e bem larga a picar o +4, +5 em alguns sítios. Aterrámos na oficial em frente à descolagem e pra finalizar o dia em beleza fomos mandar "um mergulho" a uma cachoeira bem legau! :)

As inscrições terminam hoje. Há cerca de 100 pilotos inscritos e muitos falam que este será um dos campeonatos Brasileiros mais disputados de sempre. Além disso, os 3 melhores brazukas irão representar as cores da bandeira Brasileira no próximo Mundial, a realizar já em Julho próximo em Piedrahita (Espanha).

Amanhã sobe-se à descolagem pelas 9h da manhã para a 1ª manga.

Stay tuned!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Brasileiro ´11 - Start your engines...









Cheguei esta madrugada a Castelo. Dormi um par de horas e acordei com um céu bem azulinho, alguns cumulos e o sol a brilhar com toda a força. Já chegaram bastantes pilotos e está tudo com muita vontade de fazer uns belos voos.
Os pilotos da SOL já têm a nova versão do TR2. Ao que parece vai estar aí também um proto 2 liner da MACPARA e um outro da YNOVAR. Vai ser interessante ver essas máquinas a voar. Eu continuo com a asa do ano passado - Icepeak4 NS - uma vez que a nova máquina - GIN Boomerang 8 - não chegou a tempo para esta prova.

O dia esteve "o normal de Castelo" segundo quem conhece o local. Ou seja, parecia fantástico à descolagem mas rapidamente nos apercebemos que o vale não estava a funcionar e havia que agarrar qualquer bolhinha pra subir junto aos paredões de pedra. Ainda assim deu pra fazer um crosszinho até à cidade - cerca de 15km. O plano inicial era descolagem-cidade-descolagem e voltar pra aterrar na cidade mas com o CB que se formou por trás da descolagem não deu pra cumprir o programa da manga de treino.

Amanhã voa-se!

stay tuned!