sábado, 2 de abril de 2011

Brasileiro ´11 - 7ª manga


Mais um dia de voo aqui em Castelo. Base da nuvem pouco mais de 100m acima de descolagem a não permitir muito espaço de manobra. Manga de 48km toda jogada nas cristas do vale entre Castelo e a descolagem. Condição de voo muito fraca. Comecei bem, não muito longe do grupo de 5-6 pilotos que dominaram o início. Entre eles, Serginho, que já antes tinha mostrado ser um candidato ao pódio.
Tentei jogar pelo seguro o mais que pude. Na ida pra 2ª baliza fiquei mais baixo que o resto do grupo que seguia comigo mas consegui recuperar e aproximar-me um pouco mais do 1º pelotão. Picámos a 2ª baliza em frente à descolagem e encostámo-nos a um paredão a subir. A próxima baliza foram as antenas aqui sobre a cidade. Cheguei bem baixo com o Frank e o Márcio Pinto. Conseguimos sacar uma boa térmica e seguir com o jogo. Na transição fiquei de novo baixo, mas consegui recuperar apertando bem um nucleozinho que saía de uma parede de pedra. Já haviam alguns pilotos a chegar à ultima baliza, e eu decidi atacar também (talvez tenha sido este o meu erro).
Cheguei à baliza (por cima de uma cachoeira), piquei o ponto e dei meia volta, ligeiramente contra-vento e no sotavento. O Frank estava 15m à minha frente, apanhou uma bolhinha e sacou do acelerador pra fazer render o máximo. Eu tentei fazer a mesma linha que ele mas não tive a mesma sorte, e cheguei no barlavento do paredão uns 50m abaixo. Foi o suficiente pra fazer a diferença. O ar onde eu estava não subia nem descia, tipo colchão, e o resto do grupo, por cima de mim, a subir na parede. Derivei pro vale, onde já havia um piloto a subir juntamente com os urubus. A térmica estava bem partida e derivada e não me permitiu subir mais que uns 50m. Joguei contra-vento pelo vale em direcção a um cacho de urubus mas quando cheguei lá, eles dispersaram e voltei a não conseguir subir. Acabei por aterrar pouco depois a 4,5km do golo. :\
Chegaram 10 ao golo, com o Serginho a ganhar o dia com um avanço de 12min pro 2º!

resultados do dia aqui

Na classificação geral passou Márcio Pinto pra 1º, Kotoko 2º e Donizete 3º. Eu desci pra 5º.

Além de tudo, foi uma boa prova, hoje virei um GRANDE frango e aprendi mais alguma coisa. Vou fazer melhor na próxima!


Obrigado a todos pelos vossos comentários e mensagens. Acreditem que é muito bom ter todo este apoio e saber que estão aqui comigo!

Até breve!

ClOudyo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Brasileiro ´11 - 6ª manga (cancelada)


Mais um dia de manga cancelada :(
O comité de pilotos preparou uma manga de 54km, a sair para oeste e uma perna para sul, mas haviam já aguaceiros na rota. Foi então decidido mudar a manga pra um zigue-zague de 48km no vale entre a descolagem e Castelo, e finalmente golo na vila. Abriu a janela e houve cerca de 30-40 pilotos a descolarem, até que o director de prova decidiu cancelar o dia, devido ao rápido desenvolvimento das nuvens a toda a volta.

Amanhã é o uiltimo dia da prova, e esperamos que dê voo!

Stay tuned!