quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nordic Open - 5º dia - cancelado

Hoje subimos à descolagem de Vale da Amoreira na esperança de ter vento NE fraco que permitisse fazer uma manga em segurança. Como o vento teimou em não acalmar, o director de prova, Vitor Baía, cancelou o dia.
Amanhã 5ª feira voa-se a ultima manga deste Open Nordico. A previsão meteo é boa, por isso esperamos acabar em beleza esta semana de competição.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nordic Open - 4ª manga

Dia de vento (não previsto) a dificultar a prova. Fizemos um zig-zag na serra com uma 3ª baliza na Covilhã que deixou muitos pilotos no chão. Depois de uma "luta a solo" contra o vento e a rapar calhau consegui picar esta baliza mas pouco depois acabei por aterrar no aeródromo da cidade. Dos pilotos que continuaram a prova, nenhum conseguiu chegar ao golo (em Monsanto) devido ao vento que acabou a varrer toda a actividade térmica. Ainda assim a manga valeu 900 e picos pontos e eu desci para 17º na geral.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Nordic Open - 3ª manga - cancelada

Dia com muito vento a não permitir o voo em segurança. O director de prova decidiu, e muito bem, cancelar a manga ainda antes de abrir a janela. Os pilotos aproveitaram para relaxar na praia fluvial e/ou conhecer a serra da estrela.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Team Bitoque a atacar em duas frentes

Oi! enquanto o Cláudio está a mostrar aos camones como se faz na Serra da Estrela, eu fui até Mirandela no fim-de-semana para a 2ª prova do Campeonato Nacional.

Com o calor a fazer-se sentir, o único sítio confortável para se estar é mesmo bem alto, na base da nuvem.

Na 1ª manga foi definido um zig-zag com vento de cauda até á meta na zona de Vinhais.

Após um start com tecto relativamente baixo, as condições foram melhorando ao longo do voo, para terminarem com térmica canhão por todo o lado sendo bastante difícil descer no golo.. típico, não?

O fugitivo do dia foi o Cris, a puxar bem ao seu estilo, sozinho. No entanto eu e o Pedro Moreira tomámos vantagem depois da 1ª baliza, e atravessámos Valpaços na frente. O grupo perseguidor vinha logo atrás e após um ponto baixo do Pedro, piquei a 2ª baliza isolado mas aqui a condição estava a borbulhar e nada de organizado permitia subir o suficiente para passar a buraqueira que nos separava do golo. Chegaram vários pilotos e finalmente lá saiu um boa térmica que nos pôs na corrida final, em ritmo muito alto. Cris sai 1º mas levanta o pé (já tinha levado um frontalão com twist e "por hoje chega de filmes") eu alcanço-o rapidamente e cruzo a linha com 1minuto de vantagem para o 2º grupo que vinha taco-a-taco. Américo é 2º a 2seg do PMoreira. Paulo Silva e Cris chegam depois com o Roberto a fechar este 1º grupo. resultados aqui

De saudar o regresso do mano Dave que após a sua viagem de circum-navegação mostra que quem sabe não esquece e chega tranquilamente ao final do voo com a sua Mac a precisar da reforma. :)

...a 2ª manga correu-me bastante mal e por isso faço gazeta no report :)

-estava muito calor e acabei por não me ajustar ás condições do dia, havia uma inversão bastante forte nos 1400 que só com alguma paciencia e em locais especificos deu para furar. Infelizmente não dei com eles e fui mais cedo para o chão..

Em todo o caso, o CN segue renhido com o novo formato (1 descarte a cada 4 mangas) a deixar adivinhar a emoção até ao fim. Destaque ainda para o livetrack que á semelhança de qualquer outra prova de alto nível permite seguir a corrida em tempo real! Powered by Wind&Flymaster!

domingo, 26 de junho de 2011

Nordic Open - 2ª manga

Dia com mais vento (~20kmh) e muitos cirros a tapar o aquecimento e a não permitirem as melhores condições para um bom dia de voo.
Ainda assim, traçou-se uma manga de ~65kmcom descolagem na Azinha, Start e 1ª baliza em Verdelhos, 2ª baliza em Belmonte e golo em Vilar Formoso. Rapidamente se percebeu que o dia iria ser dificil pois não se conseguia subir mais que 2 centenas de metros por cima da descolagem. À hora do start a condição compôs-se um pouco e lá foi possível subir um pouquinho mais. No entanto, muitos pilotos tinham já aterrado por não terem logrado subir na vertente sul da crista do skiparque. Muitos mais ficaram logo após terem picado a 1ª baliza e muitos outros a ficarem ainda antes da 2ª baliza. Eu tive alguma sorte ao conseguir sair da serra em direcção a Belmonte juntamente com outro piloto e na perseguição dos 2 primeiros fugitivos, mas o vento não deu tréguas e a pouca térmica que havia estava bastante falheira e derivada junto ao solo. Acabei por aterrar pouco depois de Belmonte. Uns 20minutos depois passou um grupo de 8 pilotos bastante altos e destes chegaram 3 ao golo. O sistema de pontuação "fez as contas" ao dia e deu apenas 158 ptos ao 1º o que não permite grandes mudanças na classificação geral. Ainda assim consegui subir um lugar e ocupo agora o 12º da geral.

Resultados do dia aqui

Resultado da Geral aqui

sábado, 25 de junho de 2011

Nordic Open - 1ª manga

Manga com 93km, a começar com uns zig-zags dentro da serra e depois a sair pra Norte com o golo em Marialva. Dia inicialmente dificil de subir, mas à hora do start "rebentou a bolha" e criaram-se os primeiros cumulos bem por cima de Vale da Amoreira. A condição melhorou bastante e houve pilotos a 3200m junto à base da nuvem. Térmica de paciência nos níveis mais baixos mas a melhorar à medida que se ía subindo com os ultimos ~1500m a médias de +4m/s!!
Cometi um erro táctico logo ao início que quase me levou ao chão e acabei por perder bastante tempo a recuperar. Ainda assim consegui entrar no golo em 13º a 17min do 1º. Amanhã esperamos voar cedo, pois a meteo deixa adivinhar "descambanço" e, eventualmente, trovoada...

resultados aqui

link para seguirem a manga em directo através do sistema de live tracking desenvolvido pela FLYMASTER aqui

quinta-feira, 23 de junho de 2011

XCastelo de Vide - 4º dia e 5º dia - Cancelado

Vento forte de NW obrigou a cancelar o 4º dia. Aproveitámos para relaxar na piscina :) No ultimo dia de prova preparou-se uma manga com golo em Campo Maior mas as condições de voo não eram as melhores e o director de prova decidiu cancelar a manga.

O Pedro Moreira sagrou-se vencedor deste Open de Castelo de Vide 2011, com Elie Bourdilloud (Suiça) em 2º e Daniel "Ciby" Carvalho em 3º.

Resultado da Geral detalhado aqui

terça-feira, 21 de junho de 2011

XCastelo de Vide - 3ª manga


Mais um dia de voo aqui em Castelo de Vide. Devido à previsão meteo de vento NW com alguma intensidade, delineou-se uma manga idêntica à primeira manga, com excepção do raio da 1ª baliza, que passou a 400m. Tecto muito baixo ao início a não permitir subir mais que 1500m. Térmica de paciência.
Tive muita calma no início para garantir que não ía pro chão mais cedo. Consegui estar no grupo da frente até à 1ª baliza e depois foi um voo a solo até ao golo. Ainda tive 2 pontos muito baixos mas tudo correu da melhor forma. Já na ultima térmica o Pedro Moreira juntou-se, entrou por baixo na térmica e conseguiu subir num nucleo bem consistente, ficando à mesma altitude que eu. O meu Flymaster B1NAV dizia-me que eu precisava de mais 300m pra chegar ao golo (estávamos a uns 10km) e como não conhecia o terreno acabei por deixar o Pedro sair na frente. Pelo caminho subimos o que faltava e foi de acelerador a 90% que cruzei a linha de golo. Ainda assim, não consegui passar o Pedro e devo ter uns 5-10segundos de atraso para ele. O Nuno não pode voar hoje... :\ (alguém tem de trabalhar...)

Amanhã há possibilidades de manga!

XCastelo de Vide - 2ª manga


Foi um dia de record. Nunca em Portugal se tinha feito uma manga tão extensa: 149km! Com as condições de voo a melhorar ao longo do dia, demorámos 3h:47min a completar o percurso que ligou Castelo de Vide a Madroñera (Trujillo) com baliza em Malpartida de Caceres. O Nuno atrasou-se no start mas meteu os nitros todos e na 1ª baliza (30km) ja estava em jogo novamente. Ele, o Pedro Moreira e eu juntámo-nos por esta zona e seguimos praticamente juntos até ao final. O Pedro optou por uma rota diferente perto do final que o deixou ligeiramente atrasado e entrou 2 minutos depois de nós.
A chegada no mesmo segundo foi incrivel - um deja-vu - 2000pts pro team bitoke ;)
Na classificação geral o Nuno continua em 1º e Pedro Moreira 2º. Eu subi de 51º pra 12º e espero ainda conseguir um top 10.


domingo, 19 de junho de 2011

XCastelo de Vide



Hoje fizemos a 1ª manga deste XCastelo de Vide 2011. 64km com aterragem em Villar de Rey - Espanha. Tecto a rondar os 1900m por cima da descolagem e a subir ao longo da rota (houve pilotos a 2400m perto da ultima baliza) e térmica bastante consistente.
A janela de descolagem abriu às 14:45 mas poucos pilotos conseguiram aproveitar pra ir para o ar. Entretanto o pouco vento que havia não foi suficiente para se impôr na vertente da descolagem e deixou a maior parte dos pilotos a esperar quase até à hora do start (15:15) para conseguirem ir para o ar. O Pedro Lacerda, Nuno e eu encabeçámos a corrida e seguimos em direcção à primeira baliza com um pequeno grupo atrás de nós. O Lacerda acabou por ficar bem baixo e atrasou um pouco. Já com a baliza feita, segui com o Nuno em direcção a Albuquerque (2ª baliza). O Nuno teve teve um ponto baixo enquanto eu, um pouco mais à sua esquerda, consegui uma boa térmica que me deixou bem alto e sozinho na frente. No entanto ainda havia muito para voar até ao golo, e não consegui encontrar mais nenhuma térmica. Acabei por aterrar a 15km da 2ª baliza... O Nuno controlou o resto da corrida e ganhou esta 1ª manga com uns 4 minutos de vantagem pro 2º, o Pedro Moreira. O Lacerda chegou logo depois em 3º. Chegaram cerca de 40 pilotos ao golo, e 2 horas depois de eu ter aterrado ainda haviam pilotos no ar. Amanhã esperam-se melhores condições e uma manga mais longa. Parabéns ao Nunão e a todos os que chegaram, principalmente a quem fez golo pela primeira vez!