sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia 10 & Dia 11 - Cancelados


Vento forte determinou o cancelamento dos dois ultimos dias de prova.
Termina assim este Campeonato do Mundo, com 5 mangas válidas e as seguintes classificações:

Geral Individual:


Geral Feminino:


Geral Nações:



terça-feira, 23 de julho de 2013

Dia 9 - Manga 5


Com previsão de tecto a 2800m e bom potencial térmico, definiu-se uma manga de 130km (a maior até agora). 
Fizemos o start bem por cima dos picos mais altos, e a ida à primeira baliza foi como um "deja vu" sem nada que enganar. Regressámos a Sopot pela montanha e aqui houve um pequeno grupo que começou a puxar pelo vale para tentar conectar com as nuvens da cordilheira Sul . O Nuno estava com um bom grupo mais a Norte. Eu estava com vontade de atravessar o vale pois parecia-me mais rápido e seguro do que indo por norte, mas não queria tomar a decisão sozinho (é sempre mais rápido voar com um grupo). Acabei por atravessar o vale logo após Sopot juntamente com outro piloto, bem por cima do golo, e conectámos bem nas nuvens da cordilheira Sul, na frente do grupo que trazia a rota pelo vale. 

Nuno:
Eu vim sempre pela rota das cristas da montanha, não tão directa mas bem rápida porque estavam as nuvens bem definidas e tecto mais alto. Além disso identifiquei alguns dos pilotos locais a puxar bem por essa rota, acabou por ser um grupo bem grande de bons pilotos a ir pela montanha (ao invés do que tínhamos previsto inicialmente, que seria atravessar logo o vale como fez o Cláudio)

Ainda assim chegámos à 2a baliza com uns 3kms de atraso para os líderes  da corrida (onde o Nuno estava) pois tínhamos vento de frente (acelerador bem a fundo e não passávamos dos 45-50kmh). Aproveitei o facto de ter 2 ou 3 térmicas à minha frente marcadas para não perder tempo a enrolar. Tentei escolher as melhores linhas e a rota mais directa à ultima baliza. Consegui finalmente alcançar o grupo 2 térmicas antes da baliza, embora mais baixo. 
Picámos a baliza e siga pra ultima térmica já marcada por alguns pilotos mais atrasados. Subimos bem e houve quem saísse para o golo a precisar de um glide de 12:1 para chegar ao golo - com vento de frente foi uma decisão um pouco arriscada. Eu decidi não arriscar e saí  quando o Flymaster Live me dava 250m por cima do golo. O Nuno vinha ligeiramente à minha frente. Acelerador no máximo até ao final. Alguns pilotos que vinham à nossa frente acabaram por não conseguir fazer o ESS outros a linha de golo. 
Nós entrámos com uns 2-3 min de atraso para o primeiro e devemos subir mais umas posições na geral!


Resultados em breve aqui

mais fotos aqui

Dia 8 - Cancelado


Chuva, nuvens baixas e fracas condições para fazer uma manga ditaram o cancelamento do dia.

Fomos fazer um trekking pelo Parque Nacional "Central Balkan"


domingo, 21 de julho de 2013

Dia 7 - Manga 5

Descolámos para uma manga de 88 km's mas pouco depois cancelaram o dia... guess why? :)


Vamos aproveitar o dia para afinar o material.

sábado, 20 de julho de 2013

Dia 6 - Manga 4 


A previsão meteo não é muito detalhada mas o director de provas conhece bem o seu quintal e propôs uma manga de 120km
no final do dia, confessou que "i'm greedy for more" (com sotaque tipo conde Drácula)... 

o sitio realmente tem potencial e permite varias opções e estratégias, o que aliado as mudanças constantes de condição (sol/sombra, confluências e brisas locais) condiciona a corridas e até ao final nada e garantido. 
Começámos bem, com o Cláudio mais pela base da montanha e eu mais pelo topo, ambos na nuvem. 
Corrida desenfreada até o grupo da frente ser varrido pela brisa que desce no passo a leste da montanha. 
Passamos a ir de nuvem em nuvem pela planície e estava a render bem. Sempre bem posicionados e sem perder o ritmo. Houve entretanto um grupo de 6-8 pilotos que conseguiu destacar-se e ia a abrir caminho com o pelotão a perseguir e andar bem rápido. 
Na transição de volta para o vale de Sopot havia uma estrada de nuvens a marcar a linha para a baliza e só paramos para enrolar quando realmente havia núcleos fortes. todo o tempo restante e feito a fundo. o andamento e muito alto. 

Na 2a baliza fazemos na frente mas havia uma zona grande de sombra e as linhas de ascendente fizeram a diferença no ataque a 2a linha de pequenas colinas que levava a última baliza. 200m acima na chegada a térmica e dava para sair bem rápido. o Cláudio posicionou-se bem e aqui já tínhamos praticamente anulado a vantagem para o grupo de fugitivos. Aqui havia um dilema: nuvem bem escura nos últimos 10km para a baliza, e que seria o mesmo caminho de regresso para o golo. A funcionar ou não? perguntei pelo radio ao Cláudio - +4 constante !e assim foi o tempo todo, a direito, 100% no acelerador e sempre a subir. Foi só gerir para não entrar na nuvem e aguentar a pernoca. Entramos relativamente bem. Novamente alguns nomes na frente a cair, lá vamos subindo. 
Devemos ter um dia destes uma manga bem grande, venham as condições que estamos cá para isso ;)


Stay tuned!

Resultados da manga de hoje aqui

Resultados da Geral aqui

Fotos e mais info aqui e aqui

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Equipa de Portugal patrocinada por Wind CAM


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dia 5 - Manga 3


Um dos melhores dias até agora. Definiu-se uma manga de aprox120km's. Inicio muito rápido com todos os pilotos da equipa a manterem-se no grupo da frente. Vários momentos de pilotos a entrarem na nuvem após a segunda baliza e a ter de espiralar para nao tirar vantagem disso. O nosso amigo brasuca "Bigode" aka Mustak acabou debaixo do reserva para evitar uma colisão na base da nuvem. Na terceira baliza (ultima antes do golo) tivemos todos um ponto muito baixo e foi preciso entrar em modo "survival" total. Já se ouviam os cães a ladrar lá em baixo! Tivemos de voltar atrás uns km's para conseguir subir o suficiente para fazer a baliza. 
Depois de picada a baliza subimos aos ~2200m a uns 20 km's do golo foi de acelerador a fundo até ao golo. Esperamos ter entrado relativamente bem, Cláudio nos 30 e Nuno nos 50, e com isso subir mais uns lugares na geral. Vários pilotos que estavam nas posições cimeiras tiveram um dia menos bom e não terminaram a prova o que deve ajudar na reviravolta das classificações. Ainda temos 1 semana de voo pela frente e nada esta ganho (ou perdido!;

Stay tuned!

Resultados em breve aqui

mais info aqui

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Dia 4 - cancelado


O dia funcionou ao contrario dos anteriores. De manhã na descolagem tínhamos vento de face, e pelo meio-dia começou a entrar de costas. Terminamos todos prontos para descolar mas a atrasar o inicio da manga sucessivamente até ao cancelamento.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dia 3 - manga 2


Segunda manga definida com 70 e picos km'sStart no meio do vale em frente a descolagem, ida a direita ligeiramente contravento e depois passagem por cima do golo em direcção a segunda baliza, já no sotavento das montanhas do lado contrario a descolagem. 



A abertura da janela prolongou-se devido ao vento de costas na descolagem. Entretanto a térmica impôs-se e tivemos direito a um festival de dust-devils a levar, asas, camisolas e sacos pelo ar. Alguns deles regressaram a descolagem passado alguns minutos, outros desapareceram na nuvem.
Inicio prolongado encostado a dançar com as nuvens, e start optimizado bem em cima da linha. Definiram-se dois grupos logo na primeira térmica. Um em direcção a baliza e outro mais conservador um pouco fora de rota. O Nuno estava mais baixo e juntou-se ao segundo grupo. Eu sai com uma linha melhor e juntei-me ao grupo da frente. Entretanto saem uns fugitivos numa térmica mais afastada e o pelotão da frente foi "engrossando". A cerca de 20km's da ultima baliza juntei-me finalmente bem na frente do pelotão e foi só "não largar". A vinda para o golo foi contravento e acabamos por ter de subir a uns 5km do golo. Eu acabei por garantir demasiado a chegada ao golo e sacrifiquei uns 2 minutos de atraso para os primeiros. O Nuno fez uma recuperação fantástica e recuperou 10km de atraso nos últimos 20 km's finais!

Resultados da manga aqui

Resultado da Geral aqui

Fotos no facebook da FPVL aqui e Airtribune aqui

mais info aqui




Dia 2

Vento forte e chuva levou ao cancelamento do dia. Aproveitamos para visitar um dos Parques Naturais.




segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia 1

Dia atípico. Inicialmente com vento de costas na descolagem e depois de a térmica começar a funcionar os cúmulos trataram de pôr tudo à sombra... Quando abriu a janela apenas o Marco Littame descolou e ficou a sobreviver no plano. Esperámos que a condição melhorasse e acabamos todos por esperar para lá da hora do start! Finalmente algum sol no plano deu alguma "garantia" e lá descolamos todos. Subimos a nuvem e fizemos a ida a primeira baliza pela montanha, sempre bastante bem. No regresso, duas opções: atacar o plano ou continuar pela montanha. Quem regressou pela montanha teve muitos problemas a conseguir avançar e aterrou poucos km's depois. O plano funcionou melhor embora baixo fosse difícil subir e ai terminei eu.
O Marco Littame ganhou o dia, e os pontos de liderança quase todos, claro! Ainda assim cerca de 50 pilotos chegaram ao golo. Ocupamos as 112 e 119 posições e estamos com vontade e garra para dar a volta a este primeiro dia menos bom! 


resultados do dia aqui

mais info aqui

Stay tuned!


sábado, 13 de julho de 2013

Campeonato do Mundo de Parapente 2013

Já estamos em Sopot, Bulgaria, para o Campeonato do Mundo 2013! Acordamos com o dia bem solarengo, e um “Dobra utro” da família que nos aloja! 
Hoje vamos aproveitar para finalizar inscrições e últimos preparativos e eventualmente voar ao final do dia. 

Muitos pilotos presentes e reencontro com muitas caras conhecidas de outras provas. Para já um ambiente muito animado aqui no secretariado!

Hoje teremos ainda o briefing de segurança e a cerimónia de abertura.

наздраве!