domingo, 8 de setembro de 2013

PWC Turkey - day 7


Ultima manga da Taça do Mundo, 76 kms corridos no vale e montanha de Erzincan. O dia esteve bem melhor que o anterior, com térmica mais forte e consistente e pouco vento. Iniciei bem a corrida, e mantive-me na frente até à 2ª baliza. Aqui arrisquei atacar baixo numa rota mais pelo plano na tentativa de ganhar posição para o líder Pepe Maleki, mas acabei bem baixo, quase aterrado e tive de entrar em modo sobrevivência. Consegui subir - levou-me talvez uns 15- 20 minutos - e acabei por ficar bem atrasado, no entanto o grupo também teve um ponto de atraso e recuperei a liderança da corrida na penúltima baliza.
Daí ao golo foi "pata a fundo", entrei 10º mas os pontos de liderança deram-me o 4º lugar do dia e subi à 23ª posição da geral. :)


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Turkey - day 6


Dia completamente diferente do que vimos até agora: céu azul sem qualquer cúmulo na zona, vento fraco, tecto baixo e térmica fraca bem trabalhosa. 

Feito o start e o regresso à montanha estava visto que teríamos de aproveitar tudo o que subisse para completar a prova. Assim foi, após a 2ª baliza regressámos ao sopé! da montanha e estivemos uns 50 manos a enrolar a pouco mais de 40m para o solo. Confusão total mas lá nos safámos (como tinha sido até aí cada térmica - tive inclusive um Japonês a levar-me metade da asa, mas felizmente não teve consequências graves). 

Fomos encostando à montanha sempre que dava na tentativa de ganhar o cume e chegar ao previsto tecto de 3500-4000m. Não passou de previsão. Mesmo assim conseguimos subir o suficiente para avançar em direcção à 3ª baliza. Consegui ficar com um grupo de bons pilotos e não larguei mais até ao final. Mesmo assim, o grupo que era inicialmente de uns 10-15 pilotos terminou com 5 na ultima térmica antes do golo. 

Glide longo e a ficar curto no FLYMASTER, ainda assim haviam boas linhas e acreditámos que os penedos antes do golo bombassem alguma coisa para ajudar. Entretanto vemos o Coreano Ha (é mesmo o nome dele: Chikyong Ha) a passar com uns 300-400m por cima de nós. Tinha ficado a subir numa térmica, mais atrasado e conseguiu chegar aos 3500m. Fez a diferença. 

A nossa chegada aos penedos revelou-se infrutífera e terminei o meu voo pouco depois, a 2km da linha de tempo (ESS). O Manuel Nubel (Alemanha) que vinha no grupo ficou uns kms atrás a enrolar uma bolhinha que o derivou mais para a esquerda da nossa rota e acabou por conseguir sobreviver até ao golo. Foi o 2º e ultimo piloto a alcançá-lo. Terminei o dia em 6º e subi 21 lugares. Ocupo agora a 31ª posição da geral! 

Amanhã voa-se a ultima manga!!

Stay tuned!

Resultados do dia aqui
Resultado Geral aqui

 cruising com Carlos "Carlucho" Cordido a caminho da 2ª baliza

PWC Turkey - day 4 & day 5


Dias cancelados devido ao vento forte. Aproveitámos para conhecer um pouco a região e recarregar baterias para os últimos dois dias de prova.

Stay tuned! ;)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PWC Turkey - day 3


Inicialmente previsto mais vento que no dia 2 e base da nuvem a 4500m, esperávamos uma corrida longa, e uma subida à nuvem algo turbulenta. Assim foi, térmica pouco organizada e nem sempre fácil chegar aos 3000m e manga de 99kms que nos levariam a um golo num sítio algo remoto - olhando o mapa, existem montanhas e quase nenhuma estrada ou povoação.


Iniciei a corrida bastante bem, a controlar o grupo e assim me mantive até uma ou duas térmicas após a 1ª baliza. O ritmo seguia bem rápido e tomando em conta o dia anterior era preciso não deixar fugir demasiado a cabeceira do grupo pois a passagem da 2ª para a 3ª baliza adivinhava-se bem rápida. Entretanto alguns pilotos optaram seguir pelo vale. Eu seguia pela montanha mas nunca consegui subir bem e conectar com as nuvens, e acabei por começar a ficar baixo nos narizes e a sobreviver para saltar para o próximo na esperança de conseguir apanhar um canhão que me pusesse em modo Sputnik. Nada. Consegui fazer a 2ª baliza e aterrei depois de um glide de uns 10-15 kms a 35 kms do golo. 

Com este voo terminei o dia em 70º e desci à 52ª posição da geral. Rafal Luckos (Polónia) chegou em 1º ao golo mas foi Freddy Urrego (Colômbia) quem ganhou o dia devido aos pontos de liderança. Michy Von Wachter passou a 1º da geral.

Faltam 4 mangas para o final da prova! Stay tuned!

Resultados do dia aqui


Resultado da Geral aqui






Erzincan tuesday task 3 from Philippe Broers on Vimeo.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PWC Turkey - day 2


Manga de 107 kms, condições meteo melhores que o 1º dia - menos vento, térmica mais suave e tecto igualmente aos 4k m.
Tentei posicionar-me no plano (vale) para o inicio da manga mas este só começa a funcionar mais tarde, e acabei por regressar à montanha quase ao nível da descolagem, quando faltavam 15min para o início da corrida. Ainda assim logo após o start estava bem posicionado. 
Na 1ª térmica não consegui rentabilizar e acabei por ficar ligeiramente atrasado, no entanto, fazer a corrida desde trás tem as suas vantagens: o caminho está todo marcadinho e pode-se voar bem mais rápido. Passado pouco tempo já estava no grupo dos líderes da corrida.
Ida à esquerda para a 1ª baliza, vinda à descolagem para a 2ª, ida à esquerda no vale para a terceira, sempre da mesma forma, encostar à montanha e subir bem antes de sair pro vale, picar a baliza e voltar à montanha.
A 4ª baliza estava em "no-man-land" e avisaram-nos para não aterrarmos por lá pois não há estradas: obrigado pelo conselho :D
Felizmente andámos bem altos nesta parte da corrida, subimos aos 3000 quando faltavam ~30km para o golo e largámos a térmica num dos glide-to-goal mais longos que já fiz. O FLYMASTER LIVE indicava-me que chegaria com 1100m acima do golo, claro que num glide tão longo tal dificilmente aconteceria. Ainda assim, acelerador a fundo até cerca de 5km do golo. Velocidade máxima 101kmh!! Estava bem posicionado, juntamente com o Carlucho e Yassen. Aos tais 5kms do golo tínhamos uma pequena montanha, e o golo estava precisamente no sotavento dela! Custou-nos a acreditar que tivessem escolhido tal golo, mas ok, o FLYMASTER indicava agora que chegaria com 200 e poucos metros, fiz um pequeno contour pelo barlavento, tirei um pouco de pedal e siga para bingo. Acabei por perder 20 seg preciosos para um top 3, mas fiz o 5º lugar do dia e subi ao 12º posto da geral!

Resultados do dia aqui

Resultados da Geral aqui

Stay tuned!


 em direcção à ultima baliza



 chegada ao golo - alguns pilotos a ficarem antes da linha
a GNR cá do sítio :D


domingo, 1 de setembro de 2013

PWC Turkey


Já estou na Turquia para a ultima Taça do Mundo de 2013 - e também ultima oportunidade - de apuramento para a Super Final a realizar no Brazil no início de 2014.

Hoje realizámos a primeira manga, 78km num zig-zag entre o vale e a montanha - para nos habituarmos ao cenário, e que cenário!! Lunático, no mínimo!! :D

Base da nuvem aos 4000m, térmica power a bater algumas vezes no +6, e muitas vezes de canhão. É a dança do agarra-o-txan-segura-o-txan! Em altitude estava bastante vento, o que me apanhou de surpresa e acabei por me atrasar cerca de 7min! a iniciar a corrida. Ainda assim consegui recuperar (? - acho que muitos pilotos se atrasaram para o start, na verdade) e acabei por me posicionar bem no pelotão da frente durante o resto da corrida.
Optámos por um misto de flat-montanha que resultou bastante bem e permitiu andar rápido sem perder muito tempo a subir. Penso que depois do start nunca passei acima dos 2800m. Na chegada à ultima baliza as condições já tinham mudado, as nuvens no lado norte da montanha já estavam com o habitual formato de ventosga a descer as encostas mais altas, e terminámos bem baixos a tentar subir num sotavento bem turbulento. Lá dançámos de novo ao som do vário ora a subir a pontapé ora a afundar que nem um prego. Acabei por não conseguir rentabilizar a subida e sem conseguir avançar devido ao vento, terminando a corrida a 12 km do golo. Poucos minutos depois levantou-se uma "tosga daquelas"e a prova foi parada. O Michy Von Wachter ganha o dia e eu devo ficar no top 30.

Aqui ficam algumas fotos e link para os resultados aqui










e o video da cerimónia de abertura




World Cup Erzincan arrival from Philippe Broers on Vimeo.


Stay tuned! ;)

Dutch & British Open


De 24 a 30 de Agosto participei no Dutch & British Open em Saint Andre les Alpes, França. Realizámos 3 mangas fantásticas no melhor sítio do mundo para este tipo de competição e terminei em 2º da geral!
As condições de alojamento não me permitiram fazer um relato diário aqui no blog, em tempo devido, por isso aqui ficam algumas fotos ;)

resultados aqui






sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia 10 & Dia 11 - Cancelados


Vento forte determinou o cancelamento dos dois ultimos dias de prova.
Termina assim este Campeonato do Mundo, com 5 mangas válidas e as seguintes classificações:

Geral Individual:


Geral Feminino:


Geral Nações:



terça-feira, 23 de julho de 2013

Dia 9 - Manga 5


Com previsão de tecto a 2800m e bom potencial térmico, definiu-se uma manga de 130km (a maior até agora). 
Fizemos o start bem por cima dos picos mais altos, e a ida à primeira baliza foi como um "deja vu" sem nada que enganar. Regressámos a Sopot pela montanha e aqui houve um pequeno grupo que começou a puxar pelo vale para tentar conectar com as nuvens da cordilheira Sul . O Nuno estava com um bom grupo mais a Norte. Eu estava com vontade de atravessar o vale pois parecia-me mais rápido e seguro do que indo por norte, mas não queria tomar a decisão sozinho (é sempre mais rápido voar com um grupo). Acabei por atravessar o vale logo após Sopot juntamente com outro piloto, bem por cima do golo, e conectámos bem nas nuvens da cordilheira Sul, na frente do grupo que trazia a rota pelo vale. 

Nuno:
Eu vim sempre pela rota das cristas da montanha, não tão directa mas bem rápida porque estavam as nuvens bem definidas e tecto mais alto. Além disso identifiquei alguns dos pilotos locais a puxar bem por essa rota, acabou por ser um grupo bem grande de bons pilotos a ir pela montanha (ao invés do que tínhamos previsto inicialmente, que seria atravessar logo o vale como fez o Cláudio)

Ainda assim chegámos à 2a baliza com uns 3kms de atraso para os líderes  da corrida (onde o Nuno estava) pois tínhamos vento de frente (acelerador bem a fundo e não passávamos dos 45-50kmh). Aproveitei o facto de ter 2 ou 3 térmicas à minha frente marcadas para não perder tempo a enrolar. Tentei escolher as melhores linhas e a rota mais directa à ultima baliza. Consegui finalmente alcançar o grupo 2 térmicas antes da baliza, embora mais baixo. 
Picámos a baliza e siga pra ultima térmica já marcada por alguns pilotos mais atrasados. Subimos bem e houve quem saísse para o golo a precisar de um glide de 12:1 para chegar ao golo - com vento de frente foi uma decisão um pouco arriscada. Eu decidi não arriscar e saí  quando o Flymaster Live me dava 250m por cima do golo. O Nuno vinha ligeiramente à minha frente. Acelerador no máximo até ao final. Alguns pilotos que vinham à nossa frente acabaram por não conseguir fazer o ESS outros a linha de golo. 
Nós entrámos com uns 2-3 min de atraso para o primeiro e devemos subir mais umas posições na geral!


Resultados em breve aqui

mais fotos aqui

Dia 8 - Cancelado


Chuva, nuvens baixas e fracas condições para fazer uma manga ditaram o cancelamento do dia.

Fomos fazer um trekking pelo Parque Nacional "Central Balkan"


domingo, 21 de julho de 2013

Dia 7 - Manga 5

Descolámos para uma manga de 88 km's mas pouco depois cancelaram o dia... guess why? :)


Vamos aproveitar o dia para afinar o material.

sábado, 20 de julho de 2013

Dia 6 - Manga 4 


A previsão meteo não é muito detalhada mas o director de provas conhece bem o seu quintal e propôs uma manga de 120km
no final do dia, confessou que "i'm greedy for more" (com sotaque tipo conde Drácula)... 

o sitio realmente tem potencial e permite varias opções e estratégias, o que aliado as mudanças constantes de condição (sol/sombra, confluências e brisas locais) condiciona a corridas e até ao final nada e garantido. 
Começámos bem, com o Cláudio mais pela base da montanha e eu mais pelo topo, ambos na nuvem. 
Corrida desenfreada até o grupo da frente ser varrido pela brisa que desce no passo a leste da montanha. 
Passamos a ir de nuvem em nuvem pela planície e estava a render bem. Sempre bem posicionados e sem perder o ritmo. Houve entretanto um grupo de 6-8 pilotos que conseguiu destacar-se e ia a abrir caminho com o pelotão a perseguir e andar bem rápido. 
Na transição de volta para o vale de Sopot havia uma estrada de nuvens a marcar a linha para a baliza e só paramos para enrolar quando realmente havia núcleos fortes. todo o tempo restante e feito a fundo. o andamento e muito alto. 

Na 2a baliza fazemos na frente mas havia uma zona grande de sombra e as linhas de ascendente fizeram a diferença no ataque a 2a linha de pequenas colinas que levava a última baliza. 200m acima na chegada a térmica e dava para sair bem rápido. o Cláudio posicionou-se bem e aqui já tínhamos praticamente anulado a vantagem para o grupo de fugitivos. Aqui havia um dilema: nuvem bem escura nos últimos 10km para a baliza, e que seria o mesmo caminho de regresso para o golo. A funcionar ou não? perguntei pelo radio ao Cláudio - +4 constante !e assim foi o tempo todo, a direito, 100% no acelerador e sempre a subir. Foi só gerir para não entrar na nuvem e aguentar a pernoca. Entramos relativamente bem. Novamente alguns nomes na frente a cair, lá vamos subindo. 
Devemos ter um dia destes uma manga bem grande, venham as condições que estamos cá para isso ;)


Stay tuned!

Resultados da manga de hoje aqui

Resultados da Geral aqui

Fotos e mais info aqui e aqui

Proudly sponsored by Flymaster Avionics


Equipa de Portugal patrocinada por Wind CAM


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dia 5 - Manga 3


Um dos melhores dias até agora. Definiu-se uma manga de aprox120km's. Inicio muito rápido com todos os pilotos da equipa a manterem-se no grupo da frente. Vários momentos de pilotos a entrarem na nuvem após a segunda baliza e a ter de espiralar para nao tirar vantagem disso. O nosso amigo brasuca "Bigode" aka Mustak acabou debaixo do reserva para evitar uma colisão na base da nuvem. Na terceira baliza (ultima antes do golo) tivemos todos um ponto muito baixo e foi preciso entrar em modo "survival" total. Já se ouviam os cães a ladrar lá em baixo! Tivemos de voltar atrás uns km's para conseguir subir o suficiente para fazer a baliza. 
Depois de picada a baliza subimos aos ~2200m a uns 20 km's do golo foi de acelerador a fundo até ao golo. Esperamos ter entrado relativamente bem, Cláudio nos 30 e Nuno nos 50, e com isso subir mais uns lugares na geral. Vários pilotos que estavam nas posições cimeiras tiveram um dia menos bom e não terminaram a prova o que deve ajudar na reviravolta das classificações. Ainda temos 1 semana de voo pela frente e nada esta ganho (ou perdido!;

Stay tuned!

Resultados em breve aqui

mais info aqui

Sigam-nos também no fb da FPVL com actualizaçõess ao longo do dia!


Dia 4 - cancelado


O dia funcionou ao contrario dos anteriores. De manhã na descolagem tínhamos vento de face, e pelo meio-dia começou a entrar de costas. Terminamos todos prontos para descolar mas a atrasar o inicio da manga sucessivamente até ao cancelamento.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dia 3 - manga 2


Segunda manga definida com 70 e picos km'sStart no meio do vale em frente a descolagem, ida a direita ligeiramente contravento e depois passagem por cima do golo em direcção a segunda baliza, já no sotavento das montanhas do lado contrario a descolagem. 



A abertura da janela prolongou-se devido ao vento de costas na descolagem. Entretanto a térmica impôs-se e tivemos direito a um festival de dust-devils a levar, asas, camisolas e sacos pelo ar. Alguns deles regressaram a descolagem passado alguns minutos, outros desapareceram na nuvem.
Inicio prolongado encostado a dançar com as nuvens, e start optimizado bem em cima da linha. Definiram-se dois grupos logo na primeira térmica. Um em direcção a baliza e outro mais conservador um pouco fora de rota. O Nuno estava mais baixo e juntou-se ao segundo grupo. Eu sai com uma linha melhor e juntei-me ao grupo da frente. Entretanto saem uns fugitivos numa térmica mais afastada e o pelotão da frente foi "engrossando". A cerca de 20km's da ultima baliza juntei-me finalmente bem na frente do pelotão e foi só "não largar". A vinda para o golo foi contravento e acabamos por ter de subir a uns 5km do golo. Eu acabei por garantir demasiado a chegada ao golo e sacrifiquei uns 2 minutos de atraso para os primeiros. O Nuno fez uma recuperação fantástica e recuperou 10km de atraso nos últimos 20 km's finais!

Resultados da manga aqui

Resultado da Geral aqui

Fotos no facebook da FPVL aqui e Airtribune aqui

mais info aqui




Dia 2

Vento forte e chuva levou ao cancelamento do dia. Aproveitamos para visitar um dos Parques Naturais.




segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia 1

Dia atípico. Inicialmente com vento de costas na descolagem e depois de a térmica começar a funcionar os cúmulos trataram de pôr tudo à sombra... Quando abriu a janela apenas o Marco Littame descolou e ficou a sobreviver no plano. Esperámos que a condição melhorasse e acabamos todos por esperar para lá da hora do start! Finalmente algum sol no plano deu alguma "garantia" e lá descolamos todos. Subimos a nuvem e fizemos a ida a primeira baliza pela montanha, sempre bastante bem. No regresso, duas opções: atacar o plano ou continuar pela montanha. Quem regressou pela montanha teve muitos problemas a conseguir avançar e aterrou poucos km's depois. O plano funcionou melhor embora baixo fosse difícil subir e ai terminei eu.
O Marco Littame ganhou o dia, e os pontos de liderança quase todos, claro! Ainda assim cerca de 50 pilotos chegaram ao golo. Ocupamos as 112 e 119 posições e estamos com vontade e garra para dar a volta a este primeiro dia menos bom! 


resultados do dia aqui

mais info aqui

Stay tuned!


sábado, 13 de julho de 2013

Campeonato do Mundo de Parapente 2013

Já estamos em Sopot, Bulgaria, para o Campeonato do Mundo 2013! Acordamos com o dia bem solarengo, e um “Dobra utro” da família que nos aloja! 
Hoje vamos aproveitar para finalizar inscrições e últimos preparativos e eventualmente voar ao final do dia. 

Muitos pilotos presentes e reencontro com muitas caras conhecidas de outras provas. Para já um ambiente muito animado aqui no secretariado!

Hoje teremos ainda o briefing de segurança e a cerimónia de abertura.

наздраве!


segunda-feira, 10 de junho de 2013

MOSEL OPEN 2013


Decorreu de 27 a 30 de Abril, na Alemanha o 6º Mosel Open com 75 pilotos a marcarem presença incluindo algumas caras conhecidas da Paragliding World Cup.
As condições climatéricas não foram as melhores e dos 4 dias possíveis voámos apenas uma manga.
Algum vento, térmica a funcionar bem e tecto a rondar os 2000m, com alguns cúmulos a marcarem a rota foram os ingredientes necessários para voarmos os 48 kms em pouco mais de 70 minutos! O espaço aéreo estava restrito em algumas zonas e foi preciso recorrer ao Flymaster LIVE para garantir que me mantinha na zona permitida. Estive a 10 metros, mas não "pisei o risco"! ;)

Correu-me bastante bem este arranque da temporada, consegui um 3º lugar da geral, a pouco mais de 40 segundos do líder - Stephan Meyer.

Esta prova voei com a minha Gin Gliders de 2012 - Boomerang X e espero agora receber a nova máquina - Boomerang 9 - para atacar nas próximas provas!

track do voo aqui

classificação geral aqui


Stay tuned!