Dia 9 - Manga 5
Com previsão de tecto a 2800m e bom potencial térmico, definiu-se uma manga de 130km (a maior até agora).
Fizemos o start bem por cima dos picos mais altos, e a ida à primeira baliza foi como um "deja vu" sem nada que enganar. Regressámos a Sopot pela montanha e aqui houve um pequeno grupo que começou a puxar pelo vale para tentar conectar com as nuvens da cordilheira Sul . O Nuno estava com um bom grupo mais a Norte. Eu estava com vontade de atravessar o vale pois parecia-me mais rápido e seguro do que indo por norte, mas não queria tomar a decisão sozinho (é sempre mais rápido voar com um grupo). Acabei por atravessar o vale logo após Sopot juntamente com outro piloto, bem por cima do golo, e conectámos bem nas nuvens da cordilheira Sul, na frente do grupo que trazia a rota pelo vale.
Nuno:
Eu vim sempre pela rota das cristas da montanha, não tão directa mas bem rápida porque estavam as nuvens bem definidas e tecto mais alto. Além disso identifiquei alguns dos pilotos locais a puxar bem por essa rota, acabou por ser um grupo bem grande de bons pilotos a ir pela montanha (ao invés do que tínhamos previsto inicialmente, que seria atravessar logo o vale como fez o Cláudio)
Ainda assim chegámos à 2a baliza com uns 3kms de atraso para os líderes da corrida (onde o Nuno estava) pois tínhamos vento de frente (acelerador bem a fundo e não passávamos dos 45-50kmh). Aproveitei o facto de ter 2 ou 3 térmicas à minha frente marcadas para não perder tempo a enrolar. Tentei escolher as melhores linhas e a rota mais directa à ultima baliza. Consegui finalmente alcançar o grupo 2 térmicas antes da baliza, embora mais baixo.
Picámos a baliza e siga pra ultima térmica já marcada por alguns pilotos mais atrasados. Subimos bem e houve quem saísse para o golo a precisar de um glide de 12:1 para chegar ao golo - com vento de frente foi uma decisão um pouco arriscada. Eu decidi não arriscar e saí quando o Flymaster Live me dava 250m por cima do golo. O Nuno vinha ligeiramente à minha frente. Acelerador no máximo até ao final. Alguns pilotos que vinham à nossa frente acabaram por não conseguir fazer o ESS outros a linha de golo.
Nós entrámos com uns 2-3 min de atraso para o primeiro e devemos subir mais umas posições na geral!
Resultados em breve aqui
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