terça-feira, 29 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 3ª manga




Hoje o dia apresentou-se bem mais coberto - por cirros - que nos dias anteriores. As expectativas eram para um dia fraco de voo, e muitos pilotos foram pro ar com menos lastro do que o habitual. Quem não o fez, tratou de abrir a torneirinha logo após a descolagem...
O comité de pilotos traçou uma manga de 49km, quase toda apoiada na montanha, para garantir o dia. O start foi marcado prás 12:30, mas devido às fracas condições térmicas, adiaram meia hora. Quando faltavam 30min pro start, apenas uns 10% dos pilotos estavam no ar. Parecia que ninguém acreditava que iria ser possível fazer a prova! Lá descolámos, todos, e à hora do start estavamos à volta dos ~1200m.
Início da corrida com Frank a liderar mas seguido de perto pelo pelotão. Start e baliza no vale em frente à descolagem, uma ida e volta de 5km, e encostar logo na parede ao lado da descolagem, pra subir. Demorou um pouquinho mas subiu-se bem. 2ª baliza na descolagem e subir de novo na mesma parede. A térmica de serviço estava a funcionar bem. Fomos à nuvem e saí eu na frente. Acelerador nos pés (a 20%) e olho no vario a escolher a melhor linha. Cheguei na baliza com o Mega (que ontem ganhou a manga) ao meu lado, e o pelotão uns 50m logo atrás. Vimos um Urubu a marcar uma termiquinha na baliza e não houve dúvidas, baliza feita e toca de subir. O pelotão entrou mais baixo que nós.
Volto a tomar iniciativa no regresso à descolagem, uma perna de cerca de 10km. Encontro uma boa térmica que me deixa por cima de quem me seguia, faço uma deriva pra uns rochedos e ganho um avanço de uns 300m verticais ao resto do grupo. Siga pra descolagem (3ª baliza) e directo pra térmica de serviço no paredão que tinha um belo cumulo a formar-se por cima. Foi sem espinhas até à nuvem. Faltava uma baliza em Castelo (a 11km) e depois mais 6km pro golo (no vale que separa a descolagem de Castelo). Olhei pra baixo e vi o grupo todo na térmica a começar a subir. O Mega era o mais próximo mas mesmo assim teria de esperar pelo menos 1min pra que ele chegasse à base da nuvem, onde eu já estava. Ainda dei 2 enroladelas a subir na parede da nuvem - o tempo suficiente pra decidir se esperava ou arriscava sozinho - arrisquei e ataquei, a solo.
Tentei escolher a melhor linha sobre o vale, e aproximar-me da rota que tomámos das ultimas vezes que fizemos esta perna a Castelo. Atravessei o vale na esperança de subir nos sotaventos das cristas, do outro lado do vale, viradinhos ao sol. Quando lá cheguei, nada, olhei pra trás e vi que o Mega e Kotoko tinham tomado uma outra rota, directos à baliza... F#%#$%!!
Fui andando, de crista em crista e nada. O grupo aproximava-se, e os líderes já estavam por cima da baliza e a subir. Começo a arriscar fazer a baliza sem subir. Entretanto aproximam-se alguns pilotos e torna-se "um pouco mais seguro" ir à baliza e voltar pra subir. Assim o fiz. Quando voltei não consegui subir mais que uns 300 metros. O FLYMASTER dizia-me que não chegava ao golo - precisava de 450m!! olhólhólhó....
Engrenei uma abaixo e mudei o chip pra modo de sobrevivência... TOTAL. Passei de uma crista pra outra, em direcção ao golo, mas cada vez mais baixo. Vejo o Márcio Pinto e Ceceu a sobreviverem ainda mais baixos que eu, mas a aguentarem-se numa bolhinha mais no meio do vale. Fui ter com eles e já eramos 3, ritmo cardíaco devia estar a 180bpm. Parecia impossível chegar ao golo, embora só faltassem uns 4km. Fomos derivando e aguentando. Não devíamos estar a mais de 100m pro solo. Os Urubus só nos davam "a definição de bolhinha" e alguns bluffs... O FLYMASTER dava-me a chegada a variar entreo -5m e os 10m sobre o golo... lá vai ter de ser. Saiu o Ceceu, seguido por mim e o Márcio logo atrás. Conseguimos fazer o golo, mas devemos ter perdido umas 3 vidas nesta ultima transição :D
Como se diz na gíria parapentística: Foi um frango bem virado!
Ganhou o dia Felipe "Mega" Marques seguido de Kotoko e Frank Brown. Eu entrei uns 15min atrás. Vamos esperar pla classificação e ver que mudanças há.

tracklog do voo de hoje aqui

resultados do dia aqui

classificação geral aqui


Stay tuned!

Sem comentários: