quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 4ª manga





A previsão para hoje era de chuva, felizmente, não passou mesmo de uma previsão e deu um belo dia de voo. Muitos cumulos desde manhã cedo, e manga traçada: 70km. O tecto não estava muito alto - a rondar os 1200m, embora, antes do start fosse possível aproveitar a parede da nuvem e subir mais uma centena de metros. Start Out 24km da 1ª baliza, às 12:45, Serginho e Frank a puxar o primeiro glide seguidos de perto pelo resto da malta. Na passagem de uma crista ainda a uns 15kms da baliza, o pelotão dividiu-se: Samuka, Ceceu e mais 2 pilotos pela direita, sobre uma zona de colinas com pedreiras, eu e Serginho atacámos um paredão de pedra numa crista seguinte e o Frank jogou pela esquerda, levando parte do pelotão atrás dele. Quem ganhou o prémio de decisão do dia, foi Samuka e Ceceu, que conseguiram rentabilizar a rota de uma forma incrível, e só voltaram a ser vistos já na chegada à ultima baliza!!
Tanto eu como o Serginho ficámos bem baixos e perdemos uns 12 minutos pra conseguir seguir caminho. Pouco depois juntei-me ao Frank, Kotoko, Márcio Pinto e mais alguns e passámos a voar juntos. Feita a 1ª baliza, a rota era pelo flat. Tudo azul embora houvessem já alguns pilotos a marcar zonas de subida uns kms à frente. "Apanhámos os gajos" e aumentámos o grupo. Fica muito mais fácil quando somos muitos e a condição está fraca :) Fraca mas consistente, e de novo, quem não teve paciência foi pro chão mais cedo. Já depois da 2ª baliza feita, pensei que ninguém se safasse, ficámos todos muito baixos e a térmica não passava do +0.5, +1. Lá se organizou e toca de subir o máximo.
Entretanto já víamos o Samuka, Ceceu e o Clayton ao longe, a sobreviver perto da ultima baliza. Juntámo-nos a eles, mas bem mais altos, picámos a ultima baliza e, de novo, a dança da paciência, a subir o máximo pro ataque final. Fomo-nos aproximando pouco a pouco do golo, aproveitando tudo o que subia. O Vermelho foi o primeiro a atacar - disse-me ele que saiu com o gps a dar-lhe uma altitude de chegada sobre o golo de -160m!! Preferi não arriscar e manter-me bem alto, a controlar o grupo. A uns 9km do golo atacámos todos. Acelerador a 60-70% e foi limpinho até ao golo. Entrei em 2º a uns 2min do Vermelho. Kotoko, Márcio Pinto uns 20s depois de mim. O Clayton chegou logo de seguida, embora tenha saído muito mais baixo que o grupo onde eu estava - na classificação do dia fica em 2º devido aos pontos de liderança. Samuka e Ceceu ficaram a uns 2kms do golo, e o Frank, que até agora liderava o campeonato, ficou a 3kms do final.

Parabéns ao Vermelho, foi um golo bem merecido!!

Resultado do dia aqui

Classificação Geral aqui

tracklog do voo aqui


3 comentários:

WingoverTD disse...

Congrats!

É isso mostra a raça de que somos feitos,tugas!

Bruno disse...

Muito bom!

Parabéns Cláudio!
Ler estes relatos coloca-nos também um bocadinho nessas corridas loucas, motiva a avançar-mos um pouco mais.

Obrigado, um abraço

Bruno Matos (Tira_Dent)

Airbusio disse...

Parabéns MASTER !