domingo, 5 de fevereiro de 2012

10ª manga

Ultima manga voada aqui em Valle de Bravo. Cerca de 80km em full speed com muita nuvem a ajudar o andamento. Tentei uma jogada táctica antes do start que quase me saía pela colatra mas consegui recuperar logo após o start.
Desde aí passei a estar sempre no 1º grupo até ao final. Foi um dia difícil em termos de escolher a melhor altitude: muito baixo - acabava-se por perder tempo a subir; e muito alto: perdia-se tempo a descer ou a contornar as nuvens (é interdito voar dentro delas). Tentei gerir o melhor que pude e na entrada para a ultima térmica estava de facto no top 10. Até ao golo foi uma questão de acelerador a 110% com um colapsozito assimétrico que me fez perder alguns segundos.
Consegui chegar ao golo em 12º e subir ao 23º posto da classificação final.
No geral estou muito satisfeito com a minha prestação. Já não voava em competição desde o ultimo Campeonato do Mundo em Piedrahita, em Julho, e senti-me bastante bem. Valle de Bravo é muito provavelmente o melhor sítio do mundo para este tipo de provas, muito consistente, condição potente e a permitir uma série de opções tácticas distintas.

Tracklog do meu voo aqui

Classificação do dia aqui

Classificação geral aqui



my FLYMASTER cockpit

sábado, 4 de fevereiro de 2012

9ª manga

Manga longa hoje a testar a resistência dos pilotos. Foram cerca de 120km's voados em pouco menos de 4horas. Um start rápido com muitos cúmulos a marcar o caminho em direcção a Monarca assim como a volta em direcção a La Pila. Depois desta 2ª baliza era preciso decidir como ir em direcção à 3ª baliza em Llano. Decidi ir pelo sotavento da crista que segue mais ou menos na direcção pretendida. A maior parte dos pilotos seguiu Luca Donini pelo barlavento da tal crista. Atrasámo-nos um pouco (mais do que o esperado) e acabámos por picar esta 3ª baliza uns 10 minutos depois do 1º grupo. Na volta para a ultima baliza (em frente aos 3 Reis) voltei a tomar uma decisão um pouco arriscada mas que me pareceu a melhor. Fui directo à descolagem enquanto o resto dos pilotos foram pelo caminho que tinham feito pelo tal barlavento da crista. Tenho ideia que consegui recuperar alguns lugares com esta decisão. No entanto, na chegada aos 3 Reis já tinha 2 ou 3 pilotos que lideravam a prova por baixo de mim a subir para irem para o golo. Atrasei-me 20min para o vencedor da prova Ulric Prinz, mas ainda assim esotu satisfeito com o resultado. Vamos aguardar pelos resultados!

aguardando o start


chegada a Valle de Bravo


tracklog do meu voo aqui

Resultados do dia aqui

Classificação Geral aqui

Stay tuned!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

8ª manga



Correu-me muito bem este voo. Consegui andar sempre com o grupo da frente. Tive um ponto hiper-mega baixo mesmo antes da ultima térmica mas consegui subir bem e rápido e recuperar para entrar no golo em 9º. Os pontos de liderança deram-me o 6º lugar do dia e subi para 23º da geral.



tracklog do meu voo aqui

resultados do dia aqui

Classificação geral aqui

all set!


aguardando na fila para a descolagem (o top 30 tem prioridade)


chegada ao golo com Xevi Bonet (ESP)


e Peter Neuenschwander




Stay tuned!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dia cancelado


Céu completamente coberto por cirros desde a manhã. Subimos à descolagem e preparámos uma manga pequena de 80km e esperámos que a condição melhorasse. Como não melhorou mudou-se a manga para um mini-circuito de 60km. E voltámos a esperar. Chegaram uns raios de sol e os wind-dummies descolaram. No entanto, a janela de sol era demasiado pequena para garantir tempo suficiente para fazermos a manga e o director de prova acabou por cancelar o dia. Agora ao final da tarde, finalmente, abriu o sol e o céu limpou... mas é tarde de mais.
A previsão para amanhã não é grande coisa. Talve possamos voar ao melhor estilo de Valle de Bravo na 6ª feira e sábado.

Stay tuned!

6ª manga


Depois de um dia de descanso, voltámos aos voos. Dia com alguns cúmulos e bastantes cirros a cortar a actividade térmica. Ainda assim planeou-se uma manga de 92km. Foi uma manga bastante cansativa pois acabámos por voar até à hora limite: 17:30, ou seja estivemos mais de 5h a voar. O início do voo fez-se razoavelmente bem e depressa, com start e baliza em LLano. Depois tornou-se mais "complicado", pois tivemos de fazer a B27 (onde aterrou uma grande parte dos pilotos na ultima manga) e aqui estivemos de novo bastante baixos. Foi do tipo "onde é que eu já vi este filme?". Lá nos safámos e conseguimos ir subindo e derivando em direcção aos 3 Reis. Era necessário picar um ponto a 11km de distância da B27 e praticamente toda a gente o fez no planalto entre os 3 Reis e Cerro Gordo. Volta aos 400m da B27 mais uma vez e depois em direcção à B30 que fica um pouco mais para SW de LLano. Esta parte do voo foi pura sobrevivência a aproveitar todos os bafinhos e a tentar optimizar todas as linhas. O céu estava completamente coberto e parecia que o dia tinha acabado. A verdade é que não só fizemos a B30 como ainda conseguimos regressar um bom bocado contra-vento em direcção ao Golo. No entanto, acabámos num sotavento de uma colina que nos tomou perto de 20minutos para superar - os que conseguiram. Entretanto eram 17:30 - hora limite de voo - e estava tudo aterrado. Houve alguns pilotos que conseguiram passar este sotavento e ainda fazer mais 4 ou 5km aterrando à volta do km 80. Eu fiz 73 e picos - embora nos resultados apareça apenas 4km - terei de resolver isto amanhã de manhã. De qualquer das formas conto subir na Geral.

Tracklog do meu voo aqui

Resultados do dia aqui

Classificação Geral aqui


campo de aterragem e a tal colina em que batalhámos no sotavento.



camelback "Italian style" :D




stay tuned!