domingo, 16 de janeiro de 2011

Taça do Mundo - Colômbia - 1ª manga

O comité de pilotos definiu uma manga de 90km com início às 12:50. À hora do start estávamos praticamente todos na base da nuvem, e em direcção à primeira baliza definiram-se dois grupos: um que seguiu mais pelo plano (onde eu me incluía) e outro pelas cristas. A nossa opção acabou por ser a mais acertada e logo aí ficou definido o grupo que liderou o resto da prova. Michael Sigel (SUI) atacou forte e tomou a liderança do grupo praticamente o resto do percurso.
Excepção feita quando avançávamos no plano e a cerca de 30km do golo eu decido seguir um piloto que tinha largado o nosso grupo e arriscado a liderança tomando uma rota mais à direita, em direcção à sombra...e sozinho. Rapidamente desviei a minha rota pela esquerda de modo a evitar o máximo possível de sombra, mas o vale tem grandes zonas completamente inundadas não permitindo aterrar... O Sigel ficou à espera do resto do grupo de 3 ou 4 pilotos que nos acompanhavam e que ainda estavam a subir, e eu devia ter feito o mesmo. Custou-me caro esta decisão. Fiz um planeio de uns 10km sem apanhar nenhuma térmica e fui dos 2200m quase até ao chão. Valeram-me uns tratores que andavam a lavrar e que soltaram um bafinho, estava eu a pouco mais de 60m do solo. Foi preciso mudar o chip pra modo sobrevivência e muita paciência pra me safar. Entretanto passou por mim um grupo de uns 10 pilotos, um pouco mais altos e lançadissimos pra ultima baliza. Eu subi o estritamente necessário e segui na cauda deles a uns 5min do primeiro. Cruzei a linha de golo com uns 70m pro solo. Espero que os pontos de liderança me aproximem um pouco mais dos primeiros.

Amanhã há mais!

resultados provisórios aqui

mais tarde, os resultados oficiais deverão estar por aqui

o tracklog do meu voo aqui

4 comentários:

Anónimo disse...

Força Claudio!

abr

roque

Nuno Virgilio disse...

dá-lhe aí Johnny!
:D

R. disse...

Hehe.. e correu mal.. agora quando correr bem... é que vai ser ;) continua..

Zé Duro disse...

Dá-lhe gás!