terça-feira, 21 de junho de 2011

XCastelo de Vide - 2ª manga


Foi um dia de record. Nunca em Portugal se tinha feito uma manga tão extensa: 149km! Com as condições de voo a melhorar ao longo do dia, demorámos 3h:47min a completar o percurso que ligou Castelo de Vide a Madroñera (Trujillo) com baliza em Malpartida de Caceres. O Nuno atrasou-se no start mas meteu os nitros todos e na 1ª baliza (30km) ja estava em jogo novamente. Ele, o Pedro Moreira e eu juntámo-nos por esta zona e seguimos praticamente juntos até ao final. O Pedro optou por uma rota diferente perto do final que o deixou ligeiramente atrasado e entrou 2 minutos depois de nós.
A chegada no mesmo segundo foi incrivel - um deja-vu - 2000pts pro team bitoke ;)
Na classificação geral o Nuno continua em 1º e Pedro Moreira 2º. Eu subi de 51º pra 12º e espero ainda conseguir um top 10.


domingo, 19 de junho de 2011

XCastelo de Vide



Hoje fizemos a 1ª manga deste XCastelo de Vide 2011. 64km com aterragem em Villar de Rey - Espanha. Tecto a rondar os 1900m por cima da descolagem e a subir ao longo da rota (houve pilotos a 2400m perto da ultima baliza) e térmica bastante consistente.
A janela de descolagem abriu às 14:45 mas poucos pilotos conseguiram aproveitar pra ir para o ar. Entretanto o pouco vento que havia não foi suficiente para se impôr na vertente da descolagem e deixou a maior parte dos pilotos a esperar quase até à hora do start (15:15) para conseguirem ir para o ar. O Pedro Lacerda, Nuno e eu encabeçámos a corrida e seguimos em direcção à primeira baliza com um pequeno grupo atrás de nós. O Lacerda acabou por ficar bem baixo e atrasou um pouco. Já com a baliza feita, segui com o Nuno em direcção a Albuquerque (2ª baliza). O Nuno teve teve um ponto baixo enquanto eu, um pouco mais à sua esquerda, consegui uma boa térmica que me deixou bem alto e sozinho na frente. No entanto ainda havia muito para voar até ao golo, e não consegui encontrar mais nenhuma térmica. Acabei por aterrar a 15km da 2ª baliza... O Nuno controlou o resto da corrida e ganhou esta 1ª manga com uns 4 minutos de vantagem pro 2º, o Pedro Moreira. O Lacerda chegou logo depois em 3º. Chegaram cerca de 40 pilotos ao golo, e 2 horas depois de eu ter aterrado ainda haviam pilotos no ar. Amanhã esperam-se melhores condições e uma manga mais longa. Parabéns ao Nunão e a todos os que chegaram, principalmente a quem fez golo pela primeira vez!


terça-feira, 17 de maio de 2011

Luvas de voo Crystal powered by Basisrausch



Vários tamanhos a preço de amigo! uma contribuição Bitoke Air Force para o projecto X-Alps ;)

A Basisrausch, uma empresa Suiça de equipamentos para voo livre, criou uma nova luva para pilotos de parapente e asa delta. Uma luva de três estações "windstopper" feita para providenciar calor, conforto e sensibilidade.

Feita em pele, com reforços laterais, forro térmico , extremidades em silicone antiderrapante e punhos longos para garantir que haja total isolamento nos pulsos, mesmo quando as mãos estão estendidas e expostas.

Disponível em branco - antracite nos tamanhos XS - XXL.

Tamanhos: XS S M L XL XXL


Este Verão, ninguém vai passar frio junto à base da nuvem!

sábado, 2 de abril de 2011

Brasileiro ´11 - 7ª manga


Mais um dia de voo aqui em Castelo. Base da nuvem pouco mais de 100m acima de descolagem a não permitir muito espaço de manobra. Manga de 48km toda jogada nas cristas do vale entre Castelo e a descolagem. Condição de voo muito fraca. Comecei bem, não muito longe do grupo de 5-6 pilotos que dominaram o início. Entre eles, Serginho, que já antes tinha mostrado ser um candidato ao pódio.
Tentei jogar pelo seguro o mais que pude. Na ida pra 2ª baliza fiquei mais baixo que o resto do grupo que seguia comigo mas consegui recuperar e aproximar-me um pouco mais do 1º pelotão. Picámos a 2ª baliza em frente à descolagem e encostámo-nos a um paredão a subir. A próxima baliza foram as antenas aqui sobre a cidade. Cheguei bem baixo com o Frank e o Márcio Pinto. Conseguimos sacar uma boa térmica e seguir com o jogo. Na transição fiquei de novo baixo, mas consegui recuperar apertando bem um nucleozinho que saía de uma parede de pedra. Já haviam alguns pilotos a chegar à ultima baliza, e eu decidi atacar também (talvez tenha sido este o meu erro).
Cheguei à baliza (por cima de uma cachoeira), piquei o ponto e dei meia volta, ligeiramente contra-vento e no sotavento. O Frank estava 15m à minha frente, apanhou uma bolhinha e sacou do acelerador pra fazer render o máximo. Eu tentei fazer a mesma linha que ele mas não tive a mesma sorte, e cheguei no barlavento do paredão uns 50m abaixo. Foi o suficiente pra fazer a diferença. O ar onde eu estava não subia nem descia, tipo colchão, e o resto do grupo, por cima de mim, a subir na parede. Derivei pro vale, onde já havia um piloto a subir juntamente com os urubus. A térmica estava bem partida e derivada e não me permitiu subir mais que uns 50m. Joguei contra-vento pelo vale em direcção a um cacho de urubus mas quando cheguei lá, eles dispersaram e voltei a não conseguir subir. Acabei por aterrar pouco depois a 4,5km do golo. :\
Chegaram 10 ao golo, com o Serginho a ganhar o dia com um avanço de 12min pro 2º!

resultados do dia aqui

Na classificação geral passou Márcio Pinto pra 1º, Kotoko 2º e Donizete 3º. Eu desci pra 5º.

Além de tudo, foi uma boa prova, hoje virei um GRANDE frango e aprendi mais alguma coisa. Vou fazer melhor na próxima!


Obrigado a todos pelos vossos comentários e mensagens. Acreditem que é muito bom ter todo este apoio e saber que estão aqui comigo!

Até breve!

ClOudyo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Brasileiro ´11 - 6ª manga (cancelada)


Mais um dia de manga cancelada :(
O comité de pilotos preparou uma manga de 54km, a sair para oeste e uma perna para sul, mas haviam já aguaceiros na rota. Foi então decidido mudar a manga pra um zigue-zague de 48km no vale entre a descolagem e Castelo, e finalmente golo na vila. Abriu a janela e houve cerca de 30-40 pilotos a descolarem, até que o director de prova decidiu cancelar o dia, devido ao rápido desenvolvimento das nuvens a toda a volta.

Amanhã é o uiltimo dia da prova, e esperamos que dê voo!

Stay tuned!