quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dia 3 - manga 2


Segunda manga definida com 70 e picos km'sStart no meio do vale em frente a descolagem, ida a direita ligeiramente contravento e depois passagem por cima do golo em direcção a segunda baliza, já no sotavento das montanhas do lado contrario a descolagem. 



A abertura da janela prolongou-se devido ao vento de costas na descolagem. Entretanto a térmica impôs-se e tivemos direito a um festival de dust-devils a levar, asas, camisolas e sacos pelo ar. Alguns deles regressaram a descolagem passado alguns minutos, outros desapareceram na nuvem.
Inicio prolongado encostado a dançar com as nuvens, e start optimizado bem em cima da linha. Definiram-se dois grupos logo na primeira térmica. Um em direcção a baliza e outro mais conservador um pouco fora de rota. O Nuno estava mais baixo e juntou-se ao segundo grupo. Eu sai com uma linha melhor e juntei-me ao grupo da frente. Entretanto saem uns fugitivos numa térmica mais afastada e o pelotão da frente foi "engrossando". A cerca de 20km's da ultima baliza juntei-me finalmente bem na frente do pelotão e foi só "não largar". A vinda para o golo foi contravento e acabamos por ter de subir a uns 5km do golo. Eu acabei por garantir demasiado a chegada ao golo e sacrifiquei uns 2 minutos de atraso para os primeiros. O Nuno fez uma recuperação fantástica e recuperou 10km de atraso nos últimos 20 km's finais!

Resultados da manga aqui

Resultado da Geral aqui

Fotos no facebook da FPVL aqui e Airtribune aqui

mais info aqui




Dia 2

Vento forte e chuva levou ao cancelamento do dia. Aproveitamos para visitar um dos Parques Naturais.




segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia 1

Dia atípico. Inicialmente com vento de costas na descolagem e depois de a térmica começar a funcionar os cúmulos trataram de pôr tudo à sombra... Quando abriu a janela apenas o Marco Littame descolou e ficou a sobreviver no plano. Esperámos que a condição melhorasse e acabamos todos por esperar para lá da hora do start! Finalmente algum sol no plano deu alguma "garantia" e lá descolamos todos. Subimos a nuvem e fizemos a ida a primeira baliza pela montanha, sempre bastante bem. No regresso, duas opções: atacar o plano ou continuar pela montanha. Quem regressou pela montanha teve muitos problemas a conseguir avançar e aterrou poucos km's depois. O plano funcionou melhor embora baixo fosse difícil subir e ai terminei eu.
O Marco Littame ganhou o dia, e os pontos de liderança quase todos, claro! Ainda assim cerca de 50 pilotos chegaram ao golo. Ocupamos as 112 e 119 posições e estamos com vontade e garra para dar a volta a este primeiro dia menos bom! 


resultados do dia aqui

mais info aqui

Stay tuned!


sábado, 13 de julho de 2013

Campeonato do Mundo de Parapente 2013

Já estamos em Sopot, Bulgaria, para o Campeonato do Mundo 2013! Acordamos com o dia bem solarengo, e um “Dobra utro” da família que nos aloja! 
Hoje vamos aproveitar para finalizar inscrições e últimos preparativos e eventualmente voar ao final do dia. 

Muitos pilotos presentes e reencontro com muitas caras conhecidas de outras provas. Para já um ambiente muito animado aqui no secretariado!

Hoje teremos ainda o briefing de segurança e a cerimónia de abertura.

наздраве!


segunda-feira, 10 de junho de 2013

MOSEL OPEN 2013


Decorreu de 27 a 30 de Abril, na Alemanha o 6º Mosel Open com 75 pilotos a marcarem presença incluindo algumas caras conhecidas da Paragliding World Cup.
As condições climatéricas não foram as melhores e dos 4 dias possíveis voámos apenas uma manga.
Algum vento, térmica a funcionar bem e tecto a rondar os 2000m, com alguns cúmulos a marcarem a rota foram os ingredientes necessários para voarmos os 48 kms em pouco mais de 70 minutos! O espaço aéreo estava restrito em algumas zonas e foi preciso recorrer ao Flymaster LIVE para garantir que me mantinha na zona permitida. Estive a 10 metros, mas não "pisei o risco"! ;)

Correu-me bastante bem este arranque da temporada, consegui um 3º lugar da geral, a pouco mais de 40 segundos do líder - Stephan Meyer.

Esta prova voei com a minha Gin Gliders de 2012 - Boomerang X e espero agora receber a nova máquina - Boomerang 9 - para atacar nas próximas provas!

track do voo aqui

classificação geral aqui


Stay tuned!