segunda-feira, 28 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 2ª manga




Manga de 58km. Condição melhor que ontem a permitir um andamento bem mais rápido. O start abriu às 12:30, com um raio de 16km pra 1ª baliza. Tecto a 1600m, com bons cumulozinhos na zona montanhosa.
Praticamente todos os pilotos seguiram pela crista da montanha pois era garantidinha a subida com nuvens a marcar as térmicas e o caminho. Eu não fiz um bom start mas depressa me juntei aos 2 fugitivos iniciais e passei a fazer parte do grupo da frente. Depois de feita a 1ª baliza foi voltar pela mesma crista em direcção à 2ª baliza, a 21kms. Ficámos baixos e a precisar de subir mas deu para ganhar algum tempo fazendo parte do percurso num termo-dinâmico sem parar pra enrolar. O 2º grupo, que chegou mais alto a esta 1ª baliza passou a liderar a prova. Finalmente encontrámos uma boa térmica que bos encostou à nuvem e tomando uma decisão diferente do grupo da frente, abrimos caminho mais afastados da montanha, numa rota mais curta pra baliza. Encontrámo-nos todos à mesma altura na travessia do vale, já em frente à descolagem. Haviam 2 pilotos isolados na frente mas muito baixos, e acabaram por aterrar pouco depois da 2ª baliza, entre eles estava Vermelho, que ontem ficou em 3º.
Aqui, tivémos de mudar o andamento para garantir a chegada à 2ª e 3ª baliza pois não haviam nuvens nesta zona e ninguém queria arriscar ficar baixo com um pelotão de uns 15 bons pilotos. Da 3ª baliza pro golo eram só 8kms, mas com vento contra, embora fraco. O "Mega" que até aí tinha estado sempre na liderança, ficou um pouco mais tempo numa térmica que lhe estava a render +2,5 e fez a jogada do dia, atacou directo a ultima baliza e seguiu pro golo sem parar pra enrolar. O resto do grupo ficou baixo (abaixo da ultima crista, em sotavento) antes do golo, e perdemos algum tempo a conseguir garantir altura suficiente pra chegar à meta. Eu tive um fecho que me engravatou a asa na ultima voltinha da térmica, exactamente quando todos estavam a largar a térmica pro glide final, e acabei por perder perto de 1min pra conseguir resolver. Entrei na cauda do 1º grupo e é provável que desça alguns lugares. Pode ser que os pontos de liderança me ajudem um pouco.

classificação da 2ª manga aqui

classificação geral: 1º Frank, 2º Samuka, 3º Alfio e eu 4º! detalhada aqui

voo de hoje aqui

Mais fotos de hoje aqui

Stay tuned!

domingo, 27 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 1ª manga





O comité de pilotos delineou uma manga de 72km. Com Start Out 16km da 1ª baliza, junto à povoação de Castelo, sair num misto de flat e pequenas colinas cerca de 20km para a 2ª baliza, e retornar para o golo, em direcção à descolagem, com a ultima perna a valer 30km.
O andamento foi bastante lento até à primeira baliza com poucos pilotos a quererem arriscar no azul. Depois da 1ª baliza feita, em Castelo, Frank Brown e Serginho tomaram a dianteira da corrida seguidos de perto pelo pelotão, onde eu me encontrava. Haviam boas linhas a compensar a térmica fraca, ainda que consistente. Na chegada à 2ª baliza os dois fugitivos levavam cerca de 6km de avanço pro pelotão, mas o dia estava a morrer e o andamento passou a modo de sobrevivência. Faltavam os tais 30kms pro golo e o vento, ~10kmh, tinha uma componente de frente.
Conseguimos safar-nos nos sotaventos viradinhos ao sol e apanhar o Frank e o Serginho. Em cada transição havia sempre alguém que acabava aterrado. Sobrevivência total. Ultima "térmica", mais termo-dinâmico que outra coisa, num cabeçozito antes da travessia de um grande vale que nos separava de Castelo. Já só eramos uns 7. Arriscam os 2 primeiros... aterrados no vale. Nós continuámos a tentar subir o máximo (pouco mais de 90m), como ninguém arriscou sair, acabámos por perder quase tudo e voltar ao início. Subimos 70, 80, 90m e "vamos lá ver quem tem a asa com melhor planeio". Quase toda a gente a largar lastro pro boianço final. Eu não, que o meu saco de lastro não tem torneira :) Aterra um, dois, 3, chegou a minha hora. Aterrei a uns 7,6km do golo e não vi ninguém pra frente.
Já sairam os resultados: 1º Frank Brown 914pts, 2º Cláudio Virgílio 913pts, 3º Vermelho, Samuka e Kitoko 911pts. Tudo em aberto pra 2ª manga! ;)

voo de hoje aqui
resultados aqui

Stay tuned

sábado, 26 de março de 2011

Brasileiro ´11 - dia oficial de treinos







Hoje o dia esteve um pouco melhor que ontem. Embora o vale continue muito húmido, devido às chuvas que caíram nas ultimas semanas, e não funcione muito bem, os paredões de pedra tomam o lugar de "elevadores de serviço" e levam-nos até à base da nuvem (hoje a rondar os 1500m).
Fiz uma ida e volta com o team da SOL Samuka, Vermelho e Andre em direcção a Cachoeiro de Itapemirim pra explorar a montanha a Sul da descolagem. Térmiquinha consistente e bem larga a picar o +4, +5 em alguns sítios. Aterrámos na oficial em frente à descolagem e pra finalizar o dia em beleza fomos mandar "um mergulho" a uma cachoeira bem legau! :)

As inscrições terminam hoje. Há cerca de 100 pilotos inscritos e muitos falam que este será um dos campeonatos Brasileiros mais disputados de sempre. Além disso, os 3 melhores brazukas irão representar as cores da bandeira Brasileira no próximo Mundial, a realizar já em Julho próximo em Piedrahita (Espanha).

Amanhã sobe-se à descolagem pelas 9h da manhã para a 1ª manga.

Stay tuned!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Brasileiro ´11 - Start your engines...









Cheguei esta madrugada a Castelo. Dormi um par de horas e acordei com um céu bem azulinho, alguns cumulos e o sol a brilhar com toda a força. Já chegaram bastantes pilotos e está tudo com muita vontade de fazer uns belos voos.
Os pilotos da SOL já têm a nova versão do TR2. Ao que parece vai estar aí também um proto 2 liner da MACPARA e um outro da YNOVAR. Vai ser interessante ver essas máquinas a voar. Eu continuo com a asa do ano passado - Icepeak4 NS - uma vez que a nova máquina - GIN Boomerang 8 - não chegou a tempo para esta prova.

O dia esteve "o normal de Castelo" segundo quem conhece o local. Ou seja, parecia fantástico à descolagem mas rapidamente nos apercebemos que o vale não estava a funcionar e havia que agarrar qualquer bolhinha pra subir junto aos paredões de pedra. Ainda assim deu pra fazer um crosszinho até à cidade - cerca de 15km. O plano inicial era descolagem-cidade-descolagem e voltar pra aterrar na cidade mas com o CB que se formou por trás da descolagem não deu pra cumprir o programa da manga de treino.

Amanhã voa-se!

stay tuned!