terça-feira, 17 de maio de 2011

Luvas de voo Crystal powered by Basisrausch



Vários tamanhos a preço de amigo! uma contribuição Bitoke Air Force para o projecto X-Alps ;)

A Basisrausch, uma empresa Suiça de equipamentos para voo livre, criou uma nova luva para pilotos de parapente e asa delta. Uma luva de três estações "windstopper" feita para providenciar calor, conforto e sensibilidade.

Feita em pele, com reforços laterais, forro térmico , extremidades em silicone antiderrapante e punhos longos para garantir que haja total isolamento nos pulsos, mesmo quando as mãos estão estendidas e expostas.

Disponível em branco - antracite nos tamanhos XS - XXL.

Tamanhos: XS S M L XL XXL


Este Verão, ninguém vai passar frio junto à base da nuvem!

sábado, 2 de abril de 2011

Brasileiro ´11 - 7ª manga


Mais um dia de voo aqui em Castelo. Base da nuvem pouco mais de 100m acima de descolagem a não permitir muito espaço de manobra. Manga de 48km toda jogada nas cristas do vale entre Castelo e a descolagem. Condição de voo muito fraca. Comecei bem, não muito longe do grupo de 5-6 pilotos que dominaram o início. Entre eles, Serginho, que já antes tinha mostrado ser um candidato ao pódio.
Tentei jogar pelo seguro o mais que pude. Na ida pra 2ª baliza fiquei mais baixo que o resto do grupo que seguia comigo mas consegui recuperar e aproximar-me um pouco mais do 1º pelotão. Picámos a 2ª baliza em frente à descolagem e encostámo-nos a um paredão a subir. A próxima baliza foram as antenas aqui sobre a cidade. Cheguei bem baixo com o Frank e o Márcio Pinto. Conseguimos sacar uma boa térmica e seguir com o jogo. Na transição fiquei de novo baixo, mas consegui recuperar apertando bem um nucleozinho que saía de uma parede de pedra. Já haviam alguns pilotos a chegar à ultima baliza, e eu decidi atacar também (talvez tenha sido este o meu erro).
Cheguei à baliza (por cima de uma cachoeira), piquei o ponto e dei meia volta, ligeiramente contra-vento e no sotavento. O Frank estava 15m à minha frente, apanhou uma bolhinha e sacou do acelerador pra fazer render o máximo. Eu tentei fazer a mesma linha que ele mas não tive a mesma sorte, e cheguei no barlavento do paredão uns 50m abaixo. Foi o suficiente pra fazer a diferença. O ar onde eu estava não subia nem descia, tipo colchão, e o resto do grupo, por cima de mim, a subir na parede. Derivei pro vale, onde já havia um piloto a subir juntamente com os urubus. A térmica estava bem partida e derivada e não me permitiu subir mais que uns 50m. Joguei contra-vento pelo vale em direcção a um cacho de urubus mas quando cheguei lá, eles dispersaram e voltei a não conseguir subir. Acabei por aterrar pouco depois a 4,5km do golo. :\
Chegaram 10 ao golo, com o Serginho a ganhar o dia com um avanço de 12min pro 2º!

resultados do dia aqui

Na classificação geral passou Márcio Pinto pra 1º, Kotoko 2º e Donizete 3º. Eu desci pra 5º.

Além de tudo, foi uma boa prova, hoje virei um GRANDE frango e aprendi mais alguma coisa. Vou fazer melhor na próxima!


Obrigado a todos pelos vossos comentários e mensagens. Acreditem que é muito bom ter todo este apoio e saber que estão aqui comigo!

Até breve!

ClOudyo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Brasileiro ´11 - 6ª manga (cancelada)


Mais um dia de manga cancelada :(
O comité de pilotos preparou uma manga de 54km, a sair para oeste e uma perna para sul, mas haviam já aguaceiros na rota. Foi então decidido mudar a manga pra um zigue-zague de 48km no vale entre a descolagem e Castelo, e finalmente golo na vila. Abriu a janela e houve cerca de 30-40 pilotos a descolarem, até que o director de prova decidiu cancelar o dia, devido ao rápido desenvolvimento das nuvens a toda a volta.

Amanhã é o uiltimo dia da prova, e esperamos que dê voo!

Stay tuned!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 5ª manga (cancelada)




Depois de uma noite de chuva e trovoada, o dia amanheceu bem mais calmo.
Subimos à descolagem e foi traçada uma manga de 50km. Esperámos que o tecto subisse acima da descolagem, e a abertura da janela - para início das descolagens - foi marcada pras 13h. No entanto, dois minutos antes das 13h foi adiada a decisão de lançamento da manga, uma vez que chuvia já em algumas partes da rota, e pouco depois, no vale que vai de Castelo à descolagem.
Não demorou muito até o director de prova dar o dia por CANCELADO, e voltar a chover e trovejar na zona. Aproveitámos para visitar e almoçar numa cachoeira próxima :)

Faltam 2 dias para o final do campeonato, e esperamos fazer, pelo menos, mais uma manga!

Stay tuned!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasileiro ´11 - 4ª manga





A previsão para hoje era de chuva, felizmente, não passou mesmo de uma previsão e deu um belo dia de voo. Muitos cumulos desde manhã cedo, e manga traçada: 70km. O tecto não estava muito alto - a rondar os 1200m, embora, antes do start fosse possível aproveitar a parede da nuvem e subir mais uma centena de metros. Start Out 24km da 1ª baliza, às 12:45, Serginho e Frank a puxar o primeiro glide seguidos de perto pelo resto da malta. Na passagem de uma crista ainda a uns 15kms da baliza, o pelotão dividiu-se: Samuka, Ceceu e mais 2 pilotos pela direita, sobre uma zona de colinas com pedreiras, eu e Serginho atacámos um paredão de pedra numa crista seguinte e o Frank jogou pela esquerda, levando parte do pelotão atrás dele. Quem ganhou o prémio de decisão do dia, foi Samuka e Ceceu, que conseguiram rentabilizar a rota de uma forma incrível, e só voltaram a ser vistos já na chegada à ultima baliza!!
Tanto eu como o Serginho ficámos bem baixos e perdemos uns 12 minutos pra conseguir seguir caminho. Pouco depois juntei-me ao Frank, Kotoko, Márcio Pinto e mais alguns e passámos a voar juntos. Feita a 1ª baliza, a rota era pelo flat. Tudo azul embora houvessem já alguns pilotos a marcar zonas de subida uns kms à frente. "Apanhámos os gajos" e aumentámos o grupo. Fica muito mais fácil quando somos muitos e a condição está fraca :) Fraca mas consistente, e de novo, quem não teve paciência foi pro chão mais cedo. Já depois da 2ª baliza feita, pensei que ninguém se safasse, ficámos todos muito baixos e a térmica não passava do +0.5, +1. Lá se organizou e toca de subir o máximo.
Entretanto já víamos o Samuka, Ceceu e o Clayton ao longe, a sobreviver perto da ultima baliza. Juntámo-nos a eles, mas bem mais altos, picámos a ultima baliza e, de novo, a dança da paciência, a subir o máximo pro ataque final. Fomo-nos aproximando pouco a pouco do golo, aproveitando tudo o que subia. O Vermelho foi o primeiro a atacar - disse-me ele que saiu com o gps a dar-lhe uma altitude de chegada sobre o golo de -160m!! Preferi não arriscar e manter-me bem alto, a controlar o grupo. A uns 9km do golo atacámos todos. Acelerador a 60-70% e foi limpinho até ao golo. Entrei em 2º a uns 2min do Vermelho. Kotoko, Márcio Pinto uns 20s depois de mim. O Clayton chegou logo de seguida, embora tenha saído muito mais baixo que o grupo onde eu estava - na classificação do dia fica em 2º devido aos pontos de liderança. Samuka e Ceceu ficaram a uns 2kms do golo, e o Frank, que até agora liderava o campeonato, ficou a 3kms do final.

Parabéns ao Vermelho, foi um golo bem merecido!!

Resultado do dia aqui

Classificação Geral aqui

tracklog do voo aqui