Vento forte determinou o cancelamento dos dois ultimos dias de prova. Termina assim este Campeonato do Mundo, com 5 mangas válidas e as seguintes classificações:
Com previsão de tecto a 2800m e bom potencial térmico, definiu-se uma manga de 130km (a maior até agora). Fizemos o start bem por cima dos picos mais altos, e a ida à primeira baliza foi como um "deja vu" sem nada que enganar. Regressámos a Sopot pela montanha e aqui houve um pequeno grupo que começou a puxar pelo vale para tentar conectar com as nuvens da cordilheira Sul . O Nuno estava com um bom grupo mais a Norte. Eu estava com vontade de atravessar o vale pois parecia-me mais rápido e seguro do que indo por norte, mas não queria tomar a decisão sozinho (é sempre mais rápido voar com um grupo). Acabei por atravessar o vale logo após Sopot juntamente com outro piloto, bem por cima do golo, e conectámos bem nas nuvens da cordilheira Sul, na frente do grupo que trazia a rota pelo vale.
Nuno: Eu vim sempre pela rota das cristas da montanha, não tão directa mas bem rápida porque estavam as nuvens bem definidas e tecto mais alto. Além disso identifiquei alguns dos pilotos locais a puxar bem por essa rota, acabou por ser um grupo bem grande de bons pilotos a ir pela montanha (ao invés do que tínhamos previsto inicialmente, que seria atravessar logo o vale como fez o Cláudio) Ainda assim chegámos à 2a baliza com uns 3kms de atraso para os líderes da corrida (onde o Nuno estava) pois tínhamos vento de frente (acelerador bem a fundo e não passávamos dos 45-50kmh). Aproveitei o facto de ter 2 ou 3 térmicas à minha frente marcadas para não perder tempo a enrolar. Tentei escolher as melhores linhas e a rota mais directa à ultima baliza. Consegui finalmente alcançar o grupo 2 térmicas antes da baliza, embora mais baixo. Picámos a baliza e siga pra ultima térmica já marcada por alguns pilotos mais atrasados. Subimos bem e houve quem saísse para o golo a precisar de um glide de 12:1 para chegar ao golo - com vento de frente foi uma decisão um pouco arriscada. Eu decidi não arriscar e saí quando o Flymaster Live me dava 250m por cima do golo. O Nuno vinha ligeiramente à minha frente. Acelerador no máximo até ao final. Alguns pilotos que vinham à nossa frente acabaram por não conseguir fazer o ESS outros a linha de golo. Nós entrámos com uns 2-3 min de atraso para o primeiro e devemos subir mais umas posições na geral! Resultados em breve aqui mais fotos aqui
Dia 8 - Cancelado
Chuva, nuvens baixas e fracas condições para fazer uma manga ditaram o cancelamento do dia. Fomos fazer um trekking pelo Parque Nacional "Central Balkan"
domingo, 21 de julho de 2013
Dia 7 - Manga 5
Descolámos para uma manga de 88 km's mas pouco depois cancelaram o dia... guess why? :)
Vamos aproveitar o dia para afinar o material.
sábado, 20 de julho de 2013
Dia 6 - Manga 4
A previsão meteo não é muito detalhada mas o director de provas conhece bem o seu quintal e propôs uma manga de 120km. - no final do dia, confessou que "i'mgreedy for more" (com sotaque tipo conde Drácula)...
o sitio realmente tem potencial e permite varias opções e estratégias, o que aliado as mudanças constantes de condição (sol/sombra, confluências e brisas locais) condiciona a corridas e até ao final nada e garantido. Começámos bem, com o Cláudio mais pela base da montanha e eumais pelo topo, ambos na nuvem. Corrida desenfreada até o grupo da frente ser varrido pela brisa que desce no passo a leste da montanha. Passamos a ir de nuvem em nuvem pela planície e estava a render bem. Sempre bem posicionados e sem perder o ritmo. Houve entretanto um grupo de 6-8 pilotos que conseguiu destacar-se e ia a abrir caminho com o pelotão a perseguir e andar bem rápido. Na transição de volta para o vale de Sopot havia uma estrada de nuvens a marcar a linha para a baliza e só paramos para enrolar quando realmente havia núcleos fortes. todo o tempo restante e feito a fundo. o andamento e muito alto.
Na 2a baliza fazemos na frente mas havia uma zona grande de sombra e as linhas de ascendente fizeram a diferença no ataque a 2a linha de pequenas colinas que levava a última baliza. 200m acima na chegada a térmica e dava para sair bem rápido. o Cláudio posicionou-se bem e aqui já tínhamos praticamente anulado a vantagem para o grupo de fugitivos. Aqui havia um dilema: nuvem bem escura nos últimos 10km para a baliza, e que seria o mesmo caminho de regresso para o golo. A funcionar ou não? perguntei pelo radio ao Cláudio - +4 constante !! e assim foi o tempo todo, a direito, 100% no acelerador e sempre a subir. Foi só gerir para não entrar na nuvem e aguentar a pernoca. Entramos relativamente bem. Novamente alguns nomes na frente a cair, lá vamos subindo. Devemos ter um dia destes uma manga bem grande, venham as condições que estamos cá para isso ;)
Stay tuned! Resultados da manga de hoje aqui Resultados da Geral aqui